Al Capp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Al Capp
Nome completo Alfred Gerald Caplin
Nascimento 28 de setembro de 1909
Local New Haven, Connecticut, EUA
Morte 5 de novembro de 1979 (70 anos)
Local South Hampton, New Hampshire, EUA
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação cartunista, escritor, radialista e comentarista de TV
Trabalhos de destaque Li'l Abner
Prêmios Prêmio Eisner Hall Of Fame in 2004

Al Capp é o pseudônimo por que ficou conhecido o cartunista, escritor e conferencista norte-americano Alfred Gerald Chaplin (28 de setembro de 1909 - 1979), criador de Ferdinando e da Família Buscapé, alguns dos seus mais importantes personagens de histórias em quadrinhos.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Connecticut, nos EUA. Ainda pequeno, perdeu uma das pernas ao ser atropelado por um bonde. Gostava de desenhar desde criança e começou a fazer quadrinhos na adolescência.

Em 1934, cria Ferdinando (Li'l Abner, gíria de little Abner, ou pequeno Abner, em inglês) e a Família Buscapé, uma sátira ao mundo e às famílias dos interior dos Estados Unidos: a mãe, Xulipa Buscapé, é uma mulher forte e dominadora, o pai um frouxo, e o cachorro é substituído por uma porquinha, Salomé. Em 1957, a história foi adaptada para um musical da Broadway e, depois, ganhou uma versão cinematográfica. Durante o macarthismo lançou Shmoo, personagem-símbolo do socialismo.

Já famoso, durante a II Guerra Mundial (1939-1945) fez espetáculos humorísticos em hospitais para soldados feridos no conflito. O uso que Al Capp fez da língua foi tão revolucionário que o escritor John Steinbeck o indicou para o Prêmio Nobel de Literatura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.