Alain Robert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alain Robert escalando o arranha-céu Petronas Tower 2 em março de 2007.

Robert Alain Philippe (Valença, 7 de Agosto de 1962) é um alpinista urbano e de montanhas. Ganhou o apelido de "homem-aranha" por escalar os arranha-céus mais altos do planeta.

Tem no seu currículo de escaladas improváveis cerca de 80 edifícios e monumentos pelo mundo inteiro, incluindo a Torre Eiffel em Paris, o Canary Wharf de Londres, o Empire State Building em Nova York e a Sears Tower em Chicago.

Em 2009 conseguiu escalar as Petronas Twin Towers na Malásia, na sequência de duas tentativas sem sucesso por ter sido preso antes de chegar ao topo.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Alain foi preso no Brasil em 24 de fevereiro de 2008, ao tentar escalar o Edifício Itália no centro de São Paulo, o segundo maior arranha-céu brasileiro. Na ocasião disse que escalar o Edifício Itália se tinha tornado uma questão de honra.[1] No dia 27, três dias após a tentativa mal sucedida, voltou e conseguiu escalar o Edifício Itália.[2]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal escalou a Torre Vasco da Gama, em 2006, e a Ponte 25 de Abril, em 2007. Foi preso ao fim da escalada na ponte[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.