Alan Fletcher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alan Fletcher
Nascimento 1931
Nairóbi, Quênia
Morte 2006
Nacionalidade Quénia Queniano
Ocupação Designer

Alan Fletcher (Nairóbi, Quênia, 1931  — 2006) é um designer queniano radicado na Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de um casal inglês que vivia no Quênia, Fletcher nasceu em 1931 e foi com sua família para a Inglaterra em 1936, depois da morte de seu pai. Dedicou-se então aos estudos e estudou em quatro escolas diferentes: Hammersmith, Central School, Royal College of Art e Yale.

Já nos Estados Unidos, Alan trabalhou em Nova Iorque e Chicago, e voltando a viajar pelo mundo viveu por algum tempo em Barcelona, na Espanha, e em Milão, na Itália, regressando à cidade de Londres em 1959.

Durante três anos juntou-se com um antigo colega da Central School, Colin Forbes, e com o americano Bob Gill para formar um gabinete. Dessa união surgiu a Fletcher/Forbes/Gill, na década de 1960, e a Pentagram, na década de 1970, que teve como clientes a National Portrait Gallery de Londres.

Fletcher foi um designer que soube juntar as escolas gráficas da Europa e da América do Norte em seus trabalhos, desenvolvendo assim um trabalho pessoal e enquadrando-se entre as figuras mais influentes do design gráfico britânico.

O designer faleceu em setembro de 2006, vitimado por um cancro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.