Alan Jardine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Alan Jardine
Informação geral
Nome completo Alan Charles "Al" Jardine
Nascimento 3 de Setembro de 1942 (71 anos)
Origem Lima, Ohio
País  Estados Unidos
Instrumento(s) guitarra, voz
Afiliação(ões) The Beach Boys

Alan Charles "Al" Jardine (Lima, 3 de Setembro de 1942) é um dos membros fundadores, guitarrista e eventual vocalista da banda estadunidense The Beach Boys.

Sua família mudou de Ohio para San Francisco e mais tarde para Hawthorne, onde no colegial, o então colega de classe Brian Wilson o convidou para participar da banda The Beach Boys.

Após sua saída precoce da banda em 1962, ele trabalhou na indústria aérea de Los Angeles e foi substituído por David Marks. Jardine retornou para a banda em 1963 apenas como substituto, depois voltou a ser um membro oficial da banda, com a saída de Marks.

Jardine cantou canções como "Help Me, Rhonda" "Vegetables" "Then I Kissed Her" e "Transcendental Meditation" e dividia o vocal com os outros membros em outras.

Começando com o LP "Friends", Jardine também escreveu ou co-escreveu uma série de músicas para a banda. A mais notável provavelmente foi "California Saga: California" do álbum Holland.

A canção "Lady Lynda" que foi uma versão de "Jesu, Joy of Man's Desiring" foi um dos maiores hits da banda fora dos EUA.

Jardine deixou de fazer shows com o The Beach Boys em 1998, quando Carl Wilson morreu de câncer no pulmão.

Em 2006, por ocasião do 40º aniversário do álbum Pet Sounds, ele se apresentou com o grupo em turnê comemorativa. Em 2008, ele foi acionado na justiça por Mike Love pelo uso não autorizado do nome Beach Boys, já que havia formado um grupo chamado Beach Boys Family & Friends, em seguida renomeado para Al Jardine, Family & Friends.

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.