Alan Moore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o baterista, veja Alan Moore (baterista).
Alan Moore
Nascimento 18 de novembro de 1953 (70 anos) Northampton, Inglaterra, Reino Unido
Nacionalidade britânico
Área(s) de atuação escritor, romancista, contista, roteirista, músico, cartunista, ocultista
Pseudônimo(s) Curt Vile
Jill de Ray
Translucia Baboon
The Original Writer
Trabalhos de destaque Watchmen
V de Vingança
Do Inferno
Monstro do Pântano
Miracleman
Batman: A Piada Mortal
A Liga dos Cavalheiros Extraordinários
Para o Homem que Já Tem Tudo
O que aconteceu ao Super-Homem?
A Balada de Halo Jones
Promethea
Supremo
Hellblazer
Tom Strong
A Voz do Fogo

Alan Moore (Northampton, 18 de novembro de 1953)[1] é um escritor britânico conhecido principalmente por seu trabalho em histórias em quadrinhos - incluindo obras que foram adaptadas para o cinema a despeito de seus protestos, como Watchmen, V de Vingança e Do Inferno. Descrito frequentemente como o melhor escritor de quadrinhos de toda história,[2] ele tem sido chamado de "um dos escritores britânicos mais importantes dos últimos cinquenta anos".[3] Moore ocasionalmente usa pseudônimos como Curt Vile, Jill de Ray, Translucia Baboon e The Original Writer. O autor descreve a si mesmo como um indivíduo alinhado politicamente com o Anarquismo.[4]

Biografia

Sua infância e adolescência foram conturbadas, devido à influência da pobreza do seu meio social e da família.[5] Quando jovem, foi expulso de uma escola conservadora e tal motivo fazia com que outras escolas que Moore quisesse estudar não o aceitassem. Com 18 anos, estava desempregado e sem nenhuma formação profissional. Começou, porém, a trabalhar na revista Embryo, um projeto elaborado junto com amigos.[6] O seu convívio na área fez com que se envolvesse com o Laboratório de Artes de Northampton. Lá, conheceu Phyllis, com quem se casaria em 1974. Teve duas filhas com ela: Leah e Amber.

Alan Moore trabalhou em 1979 para a revista semanal musical Sounds. Como cartunista, escreveu e desenhou uma história de detetive chamada Roscoe Moscou, utilizando o pseudônimo "Curt Vile"[6]. Avaliando seus trabalhos, Moore concluiu que não era um bom ilustrador, o que o fez centrar seu trabalho em escrever histórias[6]. Suas primeiras contribuições de ficção foram para o Doctor Who Weekly e o famoso título 2000 A.D., onde elaborou várias séries populares, como D.R. & Quinch, A Balada de Halo Jones e SKIZZ. Em seguida, trabalhou para revista britânica Warrior. Nela começou a escrever duas importantes séries em quadrinhos. V de Vingança, um conto sobre a luta pela dignidade e liberdade numa Inglaterra dominada pelo fascismo, e Marvelman, conhecido nos Estados Unidos como Miracleman. Ambas as séries conferiram a Moore o título de melhor escritor de quadrinhos em 1982 e 1983 pela British Eagle Awards[6].

Ampliou o alcance da sua obra quando começou a escrever para a DC Comics, ficando conhecido no mercado estadunidense. Assumiu a série mensal do Monstro do Pântano. Com total liberdade criativa, Moore virou o personagem pelo avesso, iniciando um trabalho longo e marcante para os quadrinhos modernos. Nessa sequência de histórias introduziu o personagem John Constantine, que posteriormente teria sua própria revista, Hellblazer[6], com roteiros de Jamie Delano. Esses títulos foram fundamentais para o estabelecimento da linha Vertigo, selo especializado em HQs mais adultas e ousadas da DC. Surgiriam várias histórias memoráveis com o universo DC: notadamente A Piada Mortal, com arte de Brian Bolland, em que a relação entre o Batman e o Coringa é tratada com rara profundidade psicológica. A graphic novel é uma das favoritas dos fãs até hoje.

Watchmen

Ver artigo principal: Watchmen

No início de 1985, a DC Comics abordou o roteirista britânico Alan Moore, propondo uma série com os personagens clássicos recém adquiridos da extinta Editora Charlton. Dentro de semanas, Moore apresentou ao editor Dick Giordano um esboço do enredo intitulado, provisoriamente, Watchmen ("Vigilantes"), propondo uma parceria com o desenhista Dave Gibbons. O título é inspirado na frase retirada da Sátira VI do filósofo Juvenal (60-127 AC), quis custodiet ipsos custodes ( "Quem vigia os vigilantes?"), transpondo a crítica da sociedade romana para um universo no qual combatentes do crime despertam a ira e desconfiança da própria população civil que almejam proteger[6].

O ponto de partida da HQ foi premissa já explorada por Moore em Miracleman: qual seria o real impacto da presença de vigilantes e super humanos em nosso mundo? Ao levar tal questionamento às últimas consequências, o autor britânico surpreendeu os próprios editores da DC, que acharam sensato o escritor deixar intocados os personagens da Charlton, criando seus próprios. A proposta de Moore era tão revolucionária que, após a conclusão da série, reinserir os mesmos no inocente e pueril universo DC seria tarefa impossível.

Predefinição:Spoiler Watchmen expõe ao leitor uma galeria bizarra e demasiadamente humana de combatentes do crime, em sua maioria detentores de distúrbios mentais e sexuais, solitários, confusos e aterrorizados quanto à impotência de suas ações frente ao iminente holocausto nuclear. Moore caracteriza seus personagens de forma tão realista e implacável que é praticamente impossível, após a conclusão da série, levar o conceito de "super-herói" novamente a sério.

O enredo se inicia com o mundo à beira de uma guerra nuclear, tendo como pano de fundo o ápice da guerra fria. No universo engendrado por Moore, graças ao super ser conhecido como Dr. Manhattan (semideus, fruto de um acidente nuclear e único personagem com poderes sobre humanos, utilizado como arma militar pelo governo americano), os Estados Unidos venceram a Guerra do Vietnã e Richard Nixon sobreviveu ao escândalo Watergate, modificando a Constituição e sendo reeleito duas vezes. A série se estende da década de 1930, início do advento dos "combatentes do crime", ao ano de 1985, no qual a história é inicialmente situada.

Moore insere no enredo diversos elementos do mundo "real" (o próprio Nixon, citações a diversos compositores e romancistas, a candidatura de Ronald Reagan à presidência dos EUA), modificando pontualmente o universo da HQ em consequência dos efeitos, naquela realidade, do surgimento dos "super–heróis". Em 1977 é aprovada a lei Keene, que torna os vigilantes ilegais, exceto o Dr.Manhattan e o psicopata e amoral Comediante, ambos exercendo suas atividades sob tutela estatal. Após o implemento da lei, fruto de sucessivas greves da polícia e manifestações da população civil, a maioria dos vigilantes se aposenta. Adrian Veidt, vulgo Ozymandias, considerado o homem mais inteligente do planeta, sai de cena para se tornar líder de um bilionário império multinacional. A velha guarda dos vigilantes encontra-se aposentada e à mercê dos próprios fantasmas, enquanto Rorschach, caricatura fascista de extrema direita, mantém solitariamente suas atividades às margens da lei.

A série tem início quando o vigilante resolve investigar o assassinato de Edward Blake, diplomata posteriormente revelado como alter ego do Comediante . Quando Dr. Manhattan se exila da Terra por ter perdido o interesse na raça humana, a Rússia imediatamente invade o Afeganistão, colocando o planeta à beira de um impasse nuclear. As descobertas que se sucedem revelam uma conspiração de implicações colossais, permitindo ao autor explorar fartamente temas como paranóia, determinismo, megalomania e relativismo moral. Predefinição:Spoiler-fim

A série ganhou vários prêmios Eisner e o mais cultuado prêmio de ficção científica da época, Hugo, até então limitado exclusivamente à literatura. Ao abordar temas habitualmente alheios ao terreno das HQs (metalinguagem, matemática fractal, teoria do caos, ultra realismo, inúmeras referências literárias e musicais), Moore expandiu os limites da mídia a confins inimagináveis anteriormente, abrindo precedente para os méritos e aberrações ocorridos nos quadrinhos nas décadas seguintes.

Watchmen tornou-se um fenômeno da cultura pop, tendo sido seu autor arremessado, a contra gosto, à posição de celebridade instantânea. Alan Moore passou a conceder entrevistas à programas televisivos, shows de variedades e até revistas de pornografia. Chegou a ser encurralado diversas vezes por multidões de jovens ávidos por sangue em convenções de quadrinhos, motivo pelo qual nunca mais voltou a frequentá-las. Para se obter a dimensão do impacto da obra: a Revista Time elegeu Watchmen como um dos 100 romances mais importantes do século XX.

Talvez o elemento mais significativo da série não seja apenas o desenrolar da história, e sim a complexidade suntuosa do roteiro elaborado pelo autor. Moore, conhecido no meio por sua obsessão meticulosa por detalhes (diversas vezes descrevendo um único quadro por páginas a fio), permeia o roteiro com nuances, níveis de interpretação e imagens recorrentes dignas de um fractal, exibindo um intricado caos semiótico nunca visto no formato. Manipulando recursos inovadores de narração, o talentoso roteirista eleva os quadrinhos da condição de primo inferior do cinema, estático e mudo, à forma de arte independente e singular.

Em qualquer outra mídia, Watchmen teria tornado Alan Moore e David Gibbons milionários. No contexto da época, ambos não tinham consciência de que a obra perduraria pelas décadas seguintes, e assinaram um contrato em que os direitos da HQ seriam a eles revertidos quando a mesma estivesse esgotada. A série foi editada anualmente nos últimos vinte anos, tornando-se um dos produtos mais rentáveis da história da DC Comics, e pertence ainda de forma integral à editora. Moore, sempre iconoclasta, recentemente solicitou que seu nome fosse retirado das novas edições, afirmando que sua criação lhe havia sido roubada. Outras questões relacionadas ao pagamento de royalties na época da publicação levaram ao rompimento do autor com a DC, passando a trabalhar para editoras independentes, vindo a fundar sua própria, Mad Love Publishing, em 1989.

Transcendendo mero tributo ao gênero, Watchmen se mostra, mesmo após duas décadas, não apenas o assassinato definitivo dos "super-heróis", mas talvez a mais complexa e bem sucedida autópsia do cadáver já realizada.

Anos 90

Após Watchmen, Moore se viu livre para experimentar seus interesses, longe da DC. Isso incluiria histórias mais calcadas na realidade, a exemplo de From Hell (com Eddie Campbell), A Small Killing (Oscar Zarate), Brought to Light (Bill Sienckiewicz), e o projeto inacabado Big Numbers, também com Sienckiewicz, que prometia ser uma de suas obras-primas, mas só teve dois números publicados.

Durante os anos 90, ensaiou um retorno aos super-heróis. O mercado tinha passado pela reviravolta do surgimento da Image Comics e outras. Moore escreveria algumas obras menores, para Violador, WildCATS, Supremo, entre outros personagens. A saga do Supremo foi um dos destaques, com uso de muita metalinguagem e referências à clássicos quadrinhos de super-herói e adicionando novos níveis de complexidade. Esses trabalhos e o contato com desenhistas como Chris Sprouse ajudariam Moore a chegar a novos conceitos, preparando o terreno para o lançamento da sua própria linha: a America's Best Comics. Ele lançou diversas séries ao mesmo tempo. Top 10, com arte de Gene Ha, era uma mistura de seriado policial de TV numa cidade inteiramente habitada por super-heróis. Tom Strong,com arte de Chris Sprouse, uma nova tentativa de oferecer ao mundo um herói, com o charme da literatura pulp. A revista também costumava ter desenhistas convidados para ilustrar os flashbacks relacionados com a história principal. Tomorrow Stories era uma revista antologia de histórias curtas, em que Moore colaborava com Melinda Gebbie, Rick Veitch, Jim Baikie, Kevin Nowlan, Hilary Barta, entre outros, com ênfase no humor e na sátira. Promethea, com arte de J H Williams III, um roteiro surpreendente em um universo cercado por alquimia, magia Xamã, e outras magias numa obra cheia de simbolismo. A série foi certamente uma das mais estimadas pelo autor, devido ao seu grande interesse no tema, e foi mais consistente de todas as revistas mensais que ele fez na época, com intensa experimentação formal e várias soluções inovadoras.

O grande sucesso de público desta época foi As Aventuras da Liga Extraordinária, parceria com o artista Kevin O'Neill, em que Moore retoma vários personagens da literatura numa trama de espionagem e crítica social na era vitoriana: a equipe inicial era formada por Mina Murray (Dracula), Allan Quatermain (As Minas do Rei Salomão), Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), Griffin (O Homem Invisível) e o capitão Nemo (20.000 léguas submarinas). A série teve continuidade em vários volumes que vão avançando pelas décadas e aproveitando os personagens literários de cada época.

Literatura

Em meio a tudo isso, o roteirista vem se dedicando cada vez mais à literatura. É autor do romance A Voz do Fogo (Voice of the Fire), publicado originalmente em 1996, bastante elogiado inusitada por sua conjunção de história e ficção. A história se desenvolve ao longo de milhares de anos, sempre em Northampton. Sua segunda incursão na literatura, o esperadíssimo Jerusalem, tem mais palavras do que a Bíblia e deve ser lançado em breve.

Cinema

A primeira adaptação cinematográfica de uma história sua foi o filme Do Inferno (2001), sucesso de público e crítica, embora "enxugue" muito do texto original. Na verdade o potencial intrincado da trama não foi realmente explorado para que fosse feito um filme mais palatável ao grande público, o que se tornaria frequente nas adaptações das obras de Moore. Depois, A Liga Extraordinária. Fracasso de público e crítica. Em seguida, Constantine. Críticas boas, mas nem tanto de público. E muitos se ofenderam com o fato de, no filme, Constantine ser estadunidense, viver em Los Angeles, ter cabelos negros e usar um casaco preto (a caracterização original é cabelo loiro, inglês, vive na Inglaterra e usa um sobretudo bege). E finalmente, V de Vingança. Essa foi um sucesso de crítica e público, mas Moore não gostou e tirou seu nome dos créditos, ainda tendo declarado que o roteiro era cheio de "buracos". A última adaptação de uma obra de Moore foi Watchmen, dirigido por Zack Snyder, com roteiro do diretor, junto com Alex Tse.

Prêmios e indicações

O trabalho de Moore no âmbito dos quadrinhos tem sido amplamente reconhecido por seus pares e pela crítica. Como resultado o autor conquistou uma enorme gama de prêmios e indicações ao longo dos anos. Abaixo estão contabilizados meramente os Prêmios Eisner (equivalente ao Prêmio Oscar no que tange à ficção científica), muito embora ele tenha sido agraciado com diversas honrarias tais como o Harvey Award, Hugo Award, Prometheus Award e vários Jack Kirby Awards.

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref
1988
Eisner Award
Melhor Escritor
Watchmen
Venceu [7]
1989
Batman: The Killing Joke
Venceu [8]
1991
Miracleman
Indicado [9]
1992
From Hell e Lost Girls
Indicado [10]
1993 Indicado [11]
1994
1963, Spawn #8 e A Small Killing
Indicado [12]
1995
From Hell
Venceu [13]
1996 Venceu [14]
1997 Venceu [15]
2000
League of Extraordinary Gentlemen, Promethea, Tom Strong, Tomorrow Stories e Top Ten
Venceu [16]
2001 Venceu [17][18]
2004
League of Extraordinary Gentlemen, Promethea, Smax e Tom Strong
Venceu [19][20]
2006
Promethea e Top Ten: The Forty-Niners
Venceu [21][22]

Referências

  1. Comics Buyers Guide #1636 (Dezembro de 2007); p135
  2. Khoury, George (25 August 2003). The Extraordinary Works of Alan Moore. Raleigh, North Carolina: TwoMorrows Publishing. ISBN 978-1-893905-24-5  Verifique data em: |data= (ajuda)(p10)
  3. Parkin, Lance (January 2002). Alan Moore: The Pocket Essential. Hertfordshire, England: Trafalgar Square Publishing. ISBN 978-1-903047-70-5. (p7)
  4. MacDonald, Heidi (1 November 2005). «A for Alan, Pt. 1: The Alan Moore interview». The Beat. Mile High Comics/Comicon.com. Consultado em 26 September 2008. Cópia arquivada em 5 Maio de 2006  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  5. «Biografia de Alan Moore (Nautilus)» 
  6. a b c d e f George Khoury (2003). The Extraordinary Works of Alan Moore. [S.l.]: TwoMorrows Publishing. 1893905241, 9781893905245 
  7. «1988 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  8. «1989 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  9. «1991 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  10. «1992 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  11. «1993 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  12. «1994 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  13. «1995 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  14. «1996 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  15. «1997 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  16. «2000 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  17. «2001 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  18. «Indicados ao Eisner Award 2001». Universo HQ. 12 de abril de 2001. Consultado em 9 de outubro de 2011 
  19. «2004 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  20. Érico Assis (25 de abril de 2004). «Lá fora Especial: Os indicados aos Eisner Awards 2004». Omelete. Consultado em 9 de outubro de 2011 
  21. «2006 Will Eisner Comic Industry Award Nominees». Comic Book Almanac (em inglês). Consultado em 7 de janeiro de 2015 
  22. Érico Assis (24 de julho de 2006). «San Diego Comic-Con 2006: Conheça os vencedores do Eisner Awards». Omelete. Consultado em 9 de outubro de 2011 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alan Moore
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.