Alarico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alarico I)
Ir para: navegação, pesquisa
O sepultamento de Alarico

Alarico I, nascido em 375, na ilha de Peuce, no delta do Danúbio e falecido em 410, junto ao rio Busento, em Cosenza, na Calábria, foi um rei Visigodo.

Foi o primeiro líder germânico a tomar a cidade de Roma, no famoso saque de Roma em 410. O saque foi resultado do fracasso das negociações entre Alarico e o Império na tentativa de obter um posto pra si mesmo no exército romano. [1]

No século IV era comum o Império Romano utilizar-se de bárbaros como tropas auxiliares, oriundas de povos federados, em suas campanhas militares, sob o comando dos generais romanos. Alarico foi líder de um grupo de soldados e serviu sob o imperador Teodósio I até a morte deste em 395.

O Império então foi dividido entre os sucessores de Teodósio: o Império Romano do Oriente com Arcádio, e o Império Romano do Ocidente com Honório. Não tendo atendido seu desejo de um posto no exército romano, Alarico rebelou-se e promoveu três cercos a Roma, o último dos quais culminou com o saque em 25, 26 e 27 de agosto de 410.[1]

Apesar de nunca ter pisado na Península Ibérica é considerado o primeiro rei Visogodo na história de Portugal e Espanha, onde seu povo estabeleceu-se após sua morte. Na época, estas regiões eram conhecidas como as províncias romanas de Hispânia e Lusitânia.

Referências

  1. a b KULIKOWSKI, Michael. Guerras Góticas de Roma. 1. ed. São Paulo: Madras, 2008. 246 pp. 1 vols. vol. 1. ISBN 978-85-370-0437-1.


Precedido por
Atanarico
Reis dos visigodos
395 — 410
Sucedido por
Ataúlfo
Ícone de esboço Este artigo sobre História da península Ibérica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alarico