Alba (Pontevedra)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Espanha Alba

Santa Maria de Alba

 
  Paróquia civil  
Igreja em Alba
Igreja em Alba
Igreja em Alba
Localização
Alba está localizado em: Província de Pontevedra
Alba
Localização de Alba na província de Pontevedra
Alba está localizado em: Espanha
Alba
Localização de Alba na Espanha
Coordenadas 42° 28' N 8° 38' 45" O
País Espanha
Comunidade autónoma Galiza
Província Pontevedra
Comarca Pontevedra
Município Pontevedra
Características geográficas
Área total 4 km²
População total (2010) 825 hab.
Densidade 206,3 hab./km²
Altitude 30 m
Código do INE 36038010000

Alba é uma paróquia civil da Galiza, Espanha, que faz parte do município de Pontevedra. Tem 4 km² de área e em 2010 tinha 825 habitantes (densidade: 206,3 hab./km²). Situa-se a pouco mais de 5 km a norte de Pontevedra.

Foi um município (concello em galego) independente, que era composto por mais três paróquias: Verducido, Cerponzóns e Lérez, e que foi integrado no concelho de Pontevedra em 1868.

Localidades da paróquia:

  • A Devesa
  • Guxilde
  • Lampreeira
  • Pontecabras
  • Reariz
  • San Caetano
  • Touceda

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

A junquera (junqueira) de Alba é uma zona húmida de grande importância ecológica e paisagística. Na zona norte há bosques ribeirinhos e prados, sobretudo na foz do ribeiro Rons. Em Alba foi descoberto um miliário dedicado ao imperador romano Caracala, que demonstra que a estrada romana XIX passava pela zona.

Em Guxilde, situada no Caminho Português de Santiago foram albergados muitos peregrinos, entre os quais a rainha Santa Isabel de Portugal, que no ano 1325 foi em peregrinação a Santiago rezar pelo seu defunto marido.

Há em Alba numerosos cruzeiros e um deles foi fonte de inspiração para Alfonso Castelao para a realização da sua obra “Las cruces de piedra en Galicia y Gran Bretaña”.

A igreja paroquial de Santa Maria é de estilo neoclássico-barroco e consagrada por Dom Diego Jelmírez, que no início do século XII adquiriu o templo, reconstruiu-o e converteu-o em diocese. Outras construções religiosas dignas de nota são a capela de São Caetano, do século XVIIII, e a capela de Devesa, do século XIX.

A festa da padroeira, Santa Maria, é celebrada a 15 de agosto. Outra festa local é a do Santíssimo, no segundo domingo depois do Corpo de Deus.

Notas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alba