Alba Patera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Alba Patera
Alba Patera - topography map.png

Imagem do MOLA de Alba Patera
Planeta Marte
Tipo vulcão
Coordenadas 40.5° N, 250.4° E
Diâmetro 1600 km
Altura 6 km
Quadrângulo Arcadia

Alba Patera é a única formação vulcânica ao norte da região de Tharsis em Marte, um enorme vulcão com aproximadamente 1600 km de diâmetro mas apenas ~6 km no ponto mais alto. É o vulcão mais amplo do sistema solar,em termos de área e volume. O Alba Ptera costuma expelir menos lava que outros vulcões marcianos, gerando grandes camadas pouco espessas de lava e canais de milhares de quilômetros em seu flanco. A maioria dos canais possui mais de 100 km de extensão, muitas chegando a mais de 300, sugerindo que lava muito fluida é expelida durante um longo tempo. O Alba Patera está localizado na falha geológica que atravessa a região de Tharsis.

Alba difere de outros vulcões marcianos em vários aspectos, principalmente na falta de um depósito de cinzas e por estar localizado em uma planície, ao invés de uma área montanhosa.