Alberico I de Espoleto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alberico I de Spoleto)
Alberico I de Espoleto
Nascimento século IX
Morte 924
Orte
Cônjuge Marózia
Filho(a)(s) Alberico II de Espoleto
Ocupação político
Título Margrave of Camerino, Duke of Spoleto

Alberico I (? – Orte, c. 925) foi um nobre toscano, marquês de Camerino e duque de Espoleto desde 898 quando subiu ao poder depois de assassinar o anterior marquês e duque, Guido IV de Espoleto.

Mencionado como pajem de Guido III na batalha de Trébia em 889, provavelmente recebeu o feudo de Fermo e posteriormente logrou ser proclamado duque de Espoleto após assassinar o seu senhor em 897. Reconhecido na posição pelo rei de Itália, Berengário I, em 898, prestar-lhe-á em troca ajuda na luta que este mantinha frente aos húngaros que invadiram a Itália entre 899 e 900.

Aliado com Adalberto II da Toscânia enfrentou o Papa Sérgio III bloqueando a chegada a Roma de Berengário I com o que impediu que fosse coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico. Fez uma aliança com a família romana dos Crescêncios e casou com Marózia, filha de Teofilato I e Teodora, recebendo o título de Patrício dos Romanos (Patricius romanorum), e apesar de nunca ter sido conde de Túsculo é conhecido como Alberico I de Túsculo.

Foi um dos grandes líderes da Liga cristã que combateu e venceu os sarracenos em junho de 915 na Batalha de Garigliano após a qual recebeu o título de "cônsul dos romanos".[1]

Enfrentando o Papa João X teve que fugir de Roma, sendo assassinado em Orte por volta de 925.

Referências

  1. «Lindsay Brook. Papas y pornócratas en la alta edad media, en inglés.» (PDF). Consultado em 20 de abril de 2013. Arquivado do original (PDF) em 29 de outubro de 2008