Alberto, Duque da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Albert, Duque da Prússia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Albert da Prússia

Albert (Alemão: Albrecht; Latim: Albertus; * 16 de maio de 1490 - † 20 de março de 1568) foi o 37º Grande Mestre dos Cavaleiros Teutônicos e, depois converteu-se para o Luteranismo, sendo o primeiro duque do Ducado da Prússia, que foi o primeiro Estado a adotar a crença Luterana.

Albert foi um membro do Principado de Ansbach, ramificação da Casa de Hohenzollern, dando esperança que a sua eleição como Grande Mestre invertesse o declínio dos Cavaleiros teutônicos desde 1410; motivo que fez o Duque Frederick da Saxônia, da Casa de Wettin, ter sido elegido pela mesma razão. Ao invés de Albert fazer a civilização dos territórios prussianos da Ordem, conduziu a Prússia, eventualmente, à herança do Ducado da Prússia pelo Margraviate de Brandemburgo.

Os títulos de Albert (na proclamação de 1561, em Königsberg) foram: Albert, o Ancião; Magrave de Branderburgo, na Prússia; Szczecin, em Pomerânia; Duque dos Cassubianos e Vênedos; Burgrave de Nuremberg; Contador de Rügen, etc.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Albert, Duque da Prússia
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.