Albert Cushing Read

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O hidroavião Curtiss NC-4.

Albert Cushing "Putty" Read (Lyme, New Hampshire, 29 de Março de 1887Florida, 10 de Outubro de 1967) foi um pioneiro da aviação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos da América. celebrizou-se ao conseguir realizar o primeiro voo transatlântico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Albert C. Read nasceu em Lyme, New Hampshire numa família pertencente aos Boston Brahmin, o grupo de influentes famílias que se reclamam descendentes directos dos fundadores da cidade de Boston. Formou-se na U.S. Naval Academy, em Annapolis, terminando os seu curso no ano de 1907. Em 1915 foi nomeado aviador naval, recebendo o brevet n.º 24.

Com o posto de capitão-tenente, entre 8 e 31 de Maio de 1919 Read comandou uma tripulação de 5 militares a bordo do hidroavião NC-4, numa viagem que faria daquele aparelho o primeiro avião a atravessar pelos seus próprios meios o Oceano Atlântico, 8 anos antes do voo sem paragens de Charles Lindbergh. O voo comandado por Read partiu de Rockaway Beach, Long Island e demorou 23 dias —— e 6 amaragens —— até chegar a Plymouth, na Inglaterra, na costa europeia do oceano Atlântico.

Depois do seu regresso aos Estados Unidos da América, após o histórico voo de 1919, Read afirmou: Em breve será possível voar um avião à volta do Mundo a uma altitude de 60 000 pés a 1 000 milhas por hora. No dia seguinte, o The New York Times publicou um editorial em que afirmava: Uma coisa é ser uma aviador qualificado, oura bem diferente é ser profeta. Nada do que é hoje conhecido suporta a previsão do Comandante. Um avião a 60 000 pés de altitude estaria a girar as suas hélices num vácuo e nenhum aviador poderia viver por muito tempo no frio enregelante do espaço interestelar.

Read foi instrutor de voo, formando pilotos navais durante a Segunda Guerra Mundial. Recebeu a alcunha de "Putty Read" porque raramente mostrava qualquer expressão de emoção.[1]

Aposentado, faleceu na Florida em Outubro de 1967, tendo sido sepultado no Arlington National Cemetery.

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]