Alberto Adrego Pinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alberto Adrego Pinto
Nascimento 23 de Fevereiro de 1964 (50 anos)
Nacionalidade Portuguesa
Profissão Professor Catedrático na Universidade do Porto

Alberto Adrego Pinto (Porto, 23 de Fevereiro de 1964) é um matemático português.

É Professor Catedrático no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto , e editor-chefe da revista Journal of Dynamics and Games, publicada pela American Institute of Mathematical Sciences (AIMS). [1] É desde 2011, presidente do Centro Internacional de Matemática[2] cujo objetivo consiste em melhorar a qualidade e quantidade de pesquisa nas Ciências Matemáticas em Portugal e Vice-Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD)[3] . Alberto foi coordenador executivo (2009-2010) do Concelho Científico das Ciências Exatas e Engenharia na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Ele foi membro do comité Prodyn na Fundação para a Ciência Europeia (ESF) (1999-2001). Alberto Pinto publicou mais de 100 artigos científicos, incluindo um artigo no Annals of Mathematics. Alberto Pinto, em conjunto com o David Rand e Flávio Ferreira, foram autores do monógrafo da Springer em matemática “Fine Structures of Hyperbolic Diffeomorphisms”. Alberto Pinto, com Maurício Peixoto e David Rand, iniciaram a nova série da Springer, Proceedings in Mathematics Dynamics and Games I e II.

Educação[editar | editar código-fonte]

Alberto A. Pinto foi aluno de Matemática Aplicada na Universidade do Porto (1986). Fez o seu Mestrado com distinção (1989) e o seu Doutoramento (1991) em Matemática na Universidade de Warwick (UK)[2] . Teve Agregação em Matemática Aplicada (2002), por voto unânime, na Universidade do Porto.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ele é Professor Catedrático na Universidade do Porto desde 2002. [4] Antes disso, foi membro do comité Prodyn na Fundação para a Ciência Europeia (ESF) de 1999 to 2001[5] .

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Alberto A. Pinto publicou um monógrafo na Springer com o título “Structures of Hyperbolic Diffeomorphisms”, em conjunto com David Rand e Flávio Ferreira (2010).

Alberto Pinto, com Maurício Peixoto e David Rand, iniciou a nova série da Springer Proceedings in Mathematics Dynamics and Games I] e II.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Duopoly Models and Uncertainty.Interdisciplinary Applied Mathematics series. Springer-Verlag.[6]
  • Fine Structures of Hyperbolic Diffeomorphisms (Juntamente com David Rand e Flávio Ferreira). Springer Monographs in Mathematics. Springer-Verlag (2010). Interdisciplinary Applied Mathematics series. Springer-Verlag.[7]

Centro Internacional de Matemática[editar | editar código-fonte]

CIM significa Centro Internacional de Matemática. CIM é uma associação privada sem fins-lucrativos cujo objetivo é promover e desenvolver a pesquisa da Matemática. Atualmente, o CIM tem 41 associados, incluíndo 13 Universidades Portuguesas, a Universidade de Macau, 23 centros de investigação e institutos, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), a Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) e a Associação Portuguesa de Mecânica Teórica e Computacional (APMTAC).

O CIM foi formado em 3 de dezembro de 1993 e foi lançado como um projeto nacional que visava envolver todos os matemáticos Portugueses. Nos anos passados, o CIM organizou vários encontros de matemática e muitas conferências interdisciplinares. Como resultado disso, o CIM tornou-se um importante fórum nacional e internacional para a cooperação entre matemáticos e outros cientistas. O CIM é também um local privilegiado para a troca de informação entre investigadores e cientistas Portugueses, assim como de países de língua portuguesa.[8]

Prémios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. INESC TEC News: Alberto Pinto nominated editor-in-chief of the Journal of Dynamics and Games
  2. a b c d e Alberto Pinto (em português) Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Visitado em 7 de Janeiro de 2013.
  3. Alberto Pinto eleito Presidente do Centro Internacional de Matemática (em português) BIP. Visitado em 7 de Janeiro de 2013.
  4. a b CV from LIAAD, INESC TEC
  5. Coordinating Research / Probabilistic Methods in Non-Hyperbolic Dynamics (PRODYN) (em inglês) European Science Foundation. Visitado em 7 de Jeneiro de 2013.
  6. Alberto Pinto › Publications › Books (em inglês) Laboratory of Artificial Intelligence and Decision Support (LIAAD). Visitado em 7 de Janeiro de 2013.
  7. Fine Structures of Hyperbolic Diffeomorphisms Springer page
  8. Página do Centro Internacional de Matemática