Alberto Braniff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pascual Orozco, Alberto Braniff, Pancho Villa e Peppino Garibaldi.

Alberto Braniff Ricard (1884-1966) foi um aviador mexicano.

É atribuido a ele o primeiro vôo de avião no México que aconteceu em 8 de janeiro de 1910 [1] , na planície de La Hacienda de Balbuena e foi noticia do jornal mexicano no dia seguinte [2]  :

“Ele voou direito a uma distância de 500 metros e, em seguida, levantou-se normalmente a uma altura de vinte pés, correndo novamente por duas centenas de metros e, em seguida, levantou-se novamente como um pássaro até uma altura acima."
The Herald mexicano, edição de 9-1-1910.

Apenas um dia antes, em 7 de janeiro de 1910, o engenheiro espanhol, de origem francesa e naturalizado brasileiro Dimitri Sensaud de Lavaud realizou, na cidade de Osasco, São Paulo o primeiro voo da América Latina no aeroplano "São Paulo"

O biplano Voisin[editar | editar código-fonte]

Alberto Braniff em seu Voisin"', 8 de janeiro de 1910.

Alberto Braniff esteve na França no verão de 1909, aonde teve aula de pilotagem na Escola Voisin Issy-les-Moulineaux, que também era fabricante de aviões. O biplano adquirido no local, foi transportado para Veracruz próximo da cidade do México aonde chegou em 9 de dezembro de 1909. A montagem demorou praticamente um mês. Em seu primeiro vôo o avião percorreu 1,5 quilômetros, alcançando a velocidade de 56 km/h a uma altura média de 25 metros [2] .

Um depois usando o mesmo avião o presidente do México Francisco I. Madero passou a ser o primeiro chefe de estado a voar em um avião [3] .

Referências

  1. Ralph Cooper. Alberto Braniff Ricard. Página visitada em 5-7-2010.
  2. a b Jornal do Colecionador (16-6-2010). 100 anos de Asas sobre o México. Página visitada em 5-7-210.
  3. TheCatalist.. Mexico’s 100 years of flying taking off to new heights!. Página visitada em 5-7-2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.