Alberto Chaíça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alberto Chaíça
Atletismo
Modalidade Maratona
Nascimento 17 de Setembro de 1973 (41 anos)
Monte de Caparica, Almada
Nacionalidade Portugal portuguesa

Alberto Chaíça (Monte de Caparica, Almada, 17 de Setembro de 1973) é um maratonista português.[1]

Começou por participar em inúmeras provas de cariz popular o que o referenciou como um atleta de grande potencial em corridas de fundo.

Representou o Sport Almada e Figueirinhas, Grupo Desportivo e Cultural de Almada, Beira-Mar Atlético Clube de Almada, Sport União Caparica, Maratona de Portugal e Conforlimpa.

Em 1997 chegou à selecção nacional e no ano seguinte obteve o estatuto de Atleta de Alta Competição.

Em Março de 2002, regressado de uma lesão, vence categoricamente o 1.º Grande Prémio "O Castro", de Vila Nova de S. Pedro, «pulverizando» a concorrência.

O 4º lugar na Maratona dos Campeonatos Mundiais de 2003, realizados em Paris (melhor atleta português na competição), permitiu a sua participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, onde conseguiu o 8º lugar.

Nos Mundiais de Atletismo de Osaka no ano de 2007, apesar de fustigado por várias lesões, alcançou o 22º lugar, porém, não viria a conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Na Maratona do Porto de 2009 classificou-se em segundo lugar a 6 segundos do vencedor, com o tempo de 2h 13min 18s, conseguindo assim os mínimos para o Campeonato da Europa de Atletismo de 2010 em Barcelona.

Na Maratona de Amesterdão de 2011 conseguiu o tempo de 2h 15min 22s, tempo que tudo indica será pronuncio para a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em 2000, o atleta recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Almada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Perfil na IAAF Iaaf.org.
Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.