Alberto VI da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Representação de Alberto VI, Arquiduque da Áustria.

Alberto VI (Viena, 12 de dezembro de 14182 de dezembro de 1463) foi Arquiduque da Áustria, pertencente à Casa de Habsburgo. Foi irmão do Imperador Frederico III e o primeiro a ostentar, oficialmente, desde 1458, o título de Arquiduque.

Vida[editar | editar código-fonte]

Alberto nasceu em Viena, e era filho do Duque Ernesto da Áustria Interior e da sua esposa, Cymburgis da Mazóvia. Após a morte do seu pai, em 1424, ele e o seu irmão ficaram sob tutela do tio, o Duque Frederico IV da Áustria, que sobre uma parte da Áustria e o Condado do Tirol.

Em 1436, já com idade para governar, Alberto não recebe governo total sobre nenhum território, tendo que partilhá-lo com o irmão, o Duque Frederico V, o que fez com que as relações entre Alberto e Frederico piorassem. Em 1439, Frederico V assumiu a tutela dos duques Sigismundo da Áustria e Ladislau da Áustria. Como patriarca, Frederico governou sobre todas os territórios austríacos. Alberto, perante esta situação, começou a armar conflitos com o irmão e em 1446, reclamou uma parte da Áustria para ele.

O conflito piorou quando, em 1457, faleceu Ladislau da Áustria, sem descendência, e Frederico tornou-se seu herdeiro. Alberto ocupou uma parte do Arquiducado (parte essa mais tarde chamada Alta Áustria), onde governou como um principado separado, e, apesar de pequena, foi a sua porção do Património dos Habsburgo. Alberto, em 1462, tomou também a chamada mais tarde de Baixa Áustria. Porém, Alberto faleceu no ano seguinte e os seus territórios voltaram para o domínio do irmão, Frederico.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 1452, Alberto casou-se com Matilde do Palatinado , filha do Conde Palatino Luís III. Não teve descendência.


Precedido por:
Ernesto I
Duque da Estíria, Caríntia e Carniola
14241463
com Frederico V
Sucedido por:
Frederico V
Precedido por:
Ladislau
Arquiduque da Áustria
14571463
com Frederico V


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alberto VI da Áustria