Album-oriented rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Album-oriented rock (ou AOR, lit. "rock orientado a álbum", em inglês), originalmente chamado de álbum-oriented radio, é um formato de rádio FM criado nos Estados Unidos que tem como foco as faixas dos álbuns de artistas de rock.

A maior parte dos formatos de rádio tem como base uma seleção relativamente fixa e rotativa de hits que foram lançados como singles. O melhor exemplo é o Top 40, embora outros formatos, como as rádios country, smooth jazz e urban contemporary, também utilizem os mesmos princípios, com as canções mais populares sendo tocadas a cada 2/6 horas, dependendo de sua posição no ranking de execução da rádio. Geralmente existe uma ordem ou lista fixa que deve ser seguida, e o DJ não tem o poder de decidir a ordem em que as canções são executadas.

No AOR, embora ainda exista um conceito de ordem de execução, tem como foco o álbum como um todo, e não apenas os singles. No início da década de 1970 diversos DJs tinham a liberdade de escolher quais faixas executar de determinado álbum, bem como a autoridade para decidir em que ordem tocar os próprios álbuns. No fim da década aos formatos de AOR ficaram mais fixos, e a seleção da ordem das canções passou do DJ para o diretor de programação ou diretor musical. Ainda assim, quando uma estação de rádio de AOR acrescentava um álbum à programação ela frequentemente continuava a tocar diversas faixas deste álbum, em vez de tocar apenas os singles à medida que eram lançados.

À medida que as rádios de AOR deixaram de tocar músicas novas e se extinguiram, no fim da década de 1980, o repertório central da AOR se tornou o mesmo do rock clássico.

Referências[editar | editar código-fonte]