Alcamenes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cabeça de Ares. Gliptoteca de Munique

Alcamenes (Aλκαμένης) foi um escultor grego do século V a.C. e contemporâneo de Fídias. Ativo em Atenas e Lemnos, de sua obra restaram apenas algumas poucas cópias romanas.

Tornou-se famoso pelo acabamento refinado de suas obras, das quais um Hefaísto e uma Afrodite estavam entre as mais importantes. Pausânias relata que ele foi autor também dos pedimentos do templo de Zeus em Olímpia, mas pelo estilo e data isso parece ser uma impossibilidade. O mesmo autor refere que em um santuário de Ares em Atenas, localizado no Cerâmico e próximo a uma estátuda de Demóstenes, havia duas imagens de Afrodite e uma de Ares, feitas por Alcamenes;[1] provavelmente o Ares Borghese é uma cópia romana, mas a atribuição também não é segura.[2] Foi descoberta em 1903 uma cabeça do Hermes Propileus, mas seu estilo um tanto convencional não mostra muito da originalidade do artista. Também participou da decoração do Partenon, sob orientação de Fídias, o único que, na apreciação dos seus contemporâneos, lhe era superior em habilidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.