Alcioneu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes independentes e fiáveis, mas que são insuficientes (desde Outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fonte poderá ser removido.
Atenas contra Alcioneu, Museu de Pérgamo (Berlim).

Alcioneu (em grego Άλκυονεύς) na mitologia grega foi um dos gigantes, filho de Gaia (a Terra) e de Urano (o Céu).[1] Foi morto por Héracles quando atacava sua comitiva após o décimo trabalho - roubo do gado de Gerião.

Mitos[editar | editar código-fonte]

Alcioneu tinha uma força terríveis e foi um dos líderes da Gigantomaquia.[1] Fora ferido por uma flecha de Héracles, mas tão logo caiu ao solo voltou a levantar-se, pois era imortal enquanto permanecia em sua terra natal, Palene (ou, segundo outras versões, Phlegrae).[1] Atena informou isto ao herói, que arrastou o gigante para fora da sua terra natal, e assim ele morreu.[1]

Segundo Robert Graves o roubo do gado de Hélio por Alcioneu é uma versão mais antiga do mito de Héracles e o roubo do gado de Gerião.[2]

Se conta ainda que Alcioneu apoderou-se do istmo de Corinto justo quando Héracles fugia com o gado de Gerião. Atacou a comitiva do herói, lançando uma enorme rocha que esmagou de uma vez doze carretas e vinte e quatro dos homens de Héracles. O herói, com sua clava, rebateu a pedra com sua clava, matando assim ao gigante.

Segundo Píndaro (Nemeas iv.44), o bloco com que o gigante havia atentado contra a vida de Héracles podia ainda ser vista no istmo até tempos bem recentes. Numa outra passagem (Ístmicas vi.45 y sig.), Píndaro descreve Alcioneu como um pastor trácio e situa esta luta nas planícies dos Campos Flégreos.

As doze filhas de Alcioneu, as Alciónidas, se lançaram ao mar desesperadas pela morte de seu pai, transformando-se então em alciones.

Referências

  1. a b c d Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.6.1
  2. Robert Graves. Los Mitos Griegos, vol. II, tópico 132, nota 7.. [S.l.: s.n.].
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.