Alda Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alda Sousa
Alda Sousa
Nascimento 4 de agosto de 1953 (70 anos)
Porto
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação política, investigadora, engenheira biomédica
Empregador(a) Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Alda Maria Botelho Correia de Sousa (Porto, 4 de Agosto de 1953) é docente universitária do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e foi deputada do Bloco de Esquerda em 2004 e eurodeputada entre 2012 e 2014.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É licenciada em Matemática Aplicada e doutorada em Ciências Biomédicas, na especialidade de Genética agregada em Biologia das Populações (1995). É professora associada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Desenvolve investigação na área das doenças genéticas humanas no Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto.

Faz parte da direção do Sindicato dos Professores do Norte.

Bloco de Esquerda[editar | editar código-fonte]

Alda Sousa é membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, o órgão máximo do partido, desde a sua fundação e faz parte da direção distrital do Porto.

Foi mandatária do Movimento Médicos Pela Escolha, durante o referendo pela legalização do aborto em 2007.

Deputada[editar | editar código-fonte]

Foi deputada do Bloco de Esquerda pelo círculo do Porto em 2004, durante a IX Legislatura.

Fez parte da Comissão de Educação, Ciência e Cultura e da Comissão de Trabalho e dos Assuntos Sociais e da Subcomissão de Cultura.

Eurodeputada[editar | editar código-fonte]

Após a morte trágica de Miguel Portas em Antuérpia em 2012, vítima de cancro do pulmão, Alda de Sousa junta-se em Bruxelas a Marisa Matias no grupo GUE/NGL, substituindo o eurodeputado em funções no Parlamento Europeu.

Vai redigir dois relatórios e um parecer sobre o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, destinado a compensar os trabalhadores afetados com a deslocação de empresas para fora dos países.

Participa em outros 10 relatórios como relator-sombra e redige 53 propostas de resolução parlamentar.

Foi membro da Comissão de Orçamentos, da Delegação para as Relações com o Iraque e da Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe.

Foi também membro suplente da Delegação para as Relações com os Países do Magrebe e a União do Magrebe Árabe, da Delegação para as Relações com o Irão e da Delegação para as Relações com os Países do Maxereque.

Em 2014, Alda Sousa termina o seu mandato no Parlamento Europeu e rejeita a reforma e o subsídio de reintegração a que tinha direito, tornando-se a primeira eurodeputada portuguesa a tomar esta decisão.

Fontes[editar | editar código-fonte]