Aldus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aldo Manúcio (Aldus Manutius), tipógrafo que inspirou o nome da companhia.

Aldus foi uma empresa produtora de softwares formada em 1985. Seu nome é inspirado no tipógrafo Aldo Manúcio (Aldus Manutius, em latim) assim como seu logotipo, que mostra a face de Aldo formada entre linhas pretas.

Seu maior sucesso foi o Pagemaker, para Macintosh, marco na história da editoração eletrônica que dominou o mercado até meados da década de 1990. Em 1986 a Aldus lançou o seu Pagemaker para PC, mas o Mac continuou sendo de fato a plataforma mais usada para editoração eletrônica, com Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, que completavam uma suíte para esta finalidade.

Desenvolveu também o FreeHand, com licença da Altsys. Durante a década de 1990, o concorrente QuarkXPress ganhara terreno do Pagemaker e ficara cada vez mais ímpar à Adobe, que tinha criado o PostScript, vital ao funcionamento do software. Isto se resolveu em setembro de 1994 quando a Aldus se fundiu à Adobe (numa transação em que o FreeHand foi para a Macromedia).

Hoje a Adobe compete com o QuarkXPress usando o Adobe InDesign, substituto do Pagemaker. O FreeHand também pertence agora à Adobe após adquirir a Macromedia em 2005 e aparentemente teve seu desenvolvimento interrompido devido ao Illustrator, software de mesma finalidade e público maior.

Produtos[editar | editar código-fonte]