Alectroenas nitidissima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAlectroenas nitidissima
Ilustração de um macho por G. Haasbroek, ca. 1790.

Ilustração de um macho por G. Haasbroek, ca. 1790.
Estado de conservação
Status iucn3.1 EX pt.svg
Extinta  (c. anos 1830) (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Alectroenas
Espécie: A. nitidissima
Nome binomial
Alectroenas nitidissima
(Scopoli, 1786)
Distribuição geográfica
Mauritius island location.svg
Sinónimos

Alectroenas nitidissima, conhecido como pombo-azul-das-maurícias/pombo-azul-de-maurício, viveu nas Mascarenhas. Extinguiu-se em 1826.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As penas da cabeça, pescoço e peito eram de cor branca prateada, longas, retesadas e pontudas, especialmente em volta do pescoço. Ao redor dos olhos havia uma área vermelho brilhante e sem penas que se estendia para as bochechas e o bico, que era esverdeado com a ponta escura. A plumagem do corpo era azul índigo, e as penas das costas, escápulas e asas eram de um tom azul metálico. A base das rectrices externas foi parcialmente azul-escuro. As penas da cauda e abrigos de cauda eram marrom. As pernas eram escuros ardósia cinza. A íris era laranja avermelhado e tinha um anel amarelo interior. A ave tinha 30 cm de comprimento, as asas mediam 20,8 cm, a cauda 13,2 cm, o culmen 2,5 cm, e os tarsos atingiam 2,8 cm. Foi o maior e mais robusto membro do seu gênero, e as penugens eram mais longas e cobriam uma área maior do que em outros pombos azuis.

Referências

  1. BirdLife International (2012). Alectroenas nitidissima (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 22 de março de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.