Alegrijes y rebujos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Alegrijes y rebujos
Alegrifes e Rabujos (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 Minutos aproximadamente
Criador(es) Palmira Orguin
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Salvador Sánchez
Eduardo Saíd
Produtor(es) Rosy Ocampo
Elenco Eugenia Cauduro
Miguel de León]
Cecilia Gabriela
Luis Roberto Guzmán
Jacqueline Bracamontes
ver mais
Tema de abertura «Alegrijes y Rebujos» por (Elenco infantil)
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original México 4 de agosto de 2003 – México 20 de fevereiro de 2004
N.º de episódios México 140
Cronologia
Último
Último
De pocas, pocas pulgas
Amy, La Niña de la Mochila Azul
Próximo
Próximo

Alegrijes y rebujos (no Brasil Alegrifes e Rabujos) foi uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 4 de agosto de 2003 e 20 de fevereiro de 2004.

A trama foi escrita por Palmira Olguín e também conta com especiais: "Capítulo cero de Alegrijes y Rebujos" e "Después de Alegrijes y Rebujos".

A trama apresenta Miguel de León, Jacqueline Bracamontes, Luis Roberto Guzmán como protagonistas adultos, Maria Chacón e Miguel Martínez como os protagonistas infantis conhecidos como os "Alegrifes", Rosa María Bianchi como a antagonista adulta e Allison Lozano, Diego González e Jesús Zavala como antagonistas infantis chamados de "Rabujos", além da atuação estrelar de Héctor Ortega.

No Brasil, foi exibida pelo SBT, entre 13 de setembro de 2004 e 12 de fevereiro de 2005.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ao lado da casa onde mora a pequena Sofia há uma mansão que desperta a fascinação dos próprios vizinhos e de estranhos que chegam por lá. Segundo conta a lenda, esta sombria casa pertenceu a um milionário excêntrico chamado Aurélio Granados, morto há muitos anos, cujo espírito, afirmam alguns, ainda ronda a mansão.

Com uma madrasta ciumenta, um pai ausente e um irmão tedioso, Sofia já possui problemas suficientes. Mas, como curiosa que é, resolve investigar se é de fato verdade que existe fantasmas na mansão. Quando ela se depara com Chon, sua coragem enfraquece. Chon é um estranho sujeito que trabalhou como empregado de Aurélio e mora até hoje na casa. Um incidente leva Sofia a entrar às escondidas na mansão. Ela tenta recuperar um de seus mais preciosos tesouros: a foto de sua mãe, falecida quando ela era apenas um bebê. Além de levar alguns sustos na mansão, Sofia conhece uma pessoa maravilhosa, o pequeno Afonso, sobrinho neto de Chon, que acabara de chegar do interior. Sua avó o enviou para a cidade para que Chon o ensine a ser um homem de bem.

Para grande espanto de Sofia e Afonso, Aurélio não está morto. Nos últimos dez anos ele tem se divertido muito assustando toda a vizinhança. Aurélio passou toda a vida acumulando dinheiro, prestígio, aborrecimentos e desafetos, porém resolveu mudar sua maneira de agir e pensar, tornando-se um homem muito diferente, um coração especial, com os melhores sentimentos de uma criança. Ele encontra em Sofia e Afonso a alegria que estava buscando durante seus longos anos de reclusão.

Para Aurélio, Sofia e Afonso são um par de "alegrifes", uma palavra inventada por ele mesmo, com a qual designa as pessoas que desfrutam da vida e das brincadeiras, que nunca perdem as esperanças, que compartilham nas horas boas e ruins e que acima de tudoconservam o dom maravilhoso da surpresa e da inocência. E para identificar os não "alegrifes", Aurélio tem outra palavra: "rabujos", que são as pessoas que somente buscam as coisas materiais, que cultivam a inveja e o egoísmo, que estão atentos a tudo, menos à verdadeira felicidade.

Assim será o percurso desta história. Os "alegrifes" tratam sempre de conservar em seu coração os melhores sentimentos da infância, opondo-se aos valores e às atitudes negativas dos "rabujos". A simplicidade contra a complicação, a honestidade contra a corrupção, a imaginação contra a limitação e a alegria contra a adversidade e o tédio. Aurélio, Sofia e Afonso viverão incríveis aventuras, que compartilharão com outras crianças do bairro: a pequena Nayelí e seu irmão Ricardo, Ernestina, Pablo e inclusive Estevão, o antipático irmão de Sofia.

Ao conhecer a história de cada uma das crianças, e o comportamento de seus pais, que estão se transformando em uns verdadeiros "rabujos", Aurélio decide transformar sua mansão em um clube, onde todos, adultos e crianças, possam conviver e compartilhar a magia de serem "alegrifes". E ele contará com o apoio de excelentes colaboradores: uma bela professora de música chamada Angélica, autêntica "alegrife" que tem como noivo Rogério, um tremendo picareta e um consumado "rabujo"; e Bruno, o instrutor de educação física que conseguiu vencer por seus próprios méritos, pois foi criado sozinho nas ruas. Entre Angélica e Bruno surgirá um terno amor "alegrife", mas que será posto a muitas provas. A saúde de Aurélio fica fragilizada, em grande parte devido a chegada da malvada Helga, sua antiga esposa, que o odeia. Além de ser uma "rabuja", Helga também é bruxa.

Com a morte de Aurélio, Helga vê a oportunidade ideal para apoderar-se de tudo e apagar os sonhos que o velhinho deixou semeados no clube "alegrifes". Mas a magia (ou a imaginação) que envolvia o lugar sobrevive, criando uma fantástica, emocionante e divertida luta de forças entre os "alegrifes" e os "rabujos". Para triunfar contra todas as artimanhas de Helga e seus "rabujíssimos" aliados, as crianças terão como principais armas a amizade, os valores familiares, a sinceridade, a competição sadia, a música, a alegria e o amor. Somente com espírito "alegrife" elas serão capazes de sair vitoriosas dos desafios, tramas e feitiços "rabujos".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]