Aleixo III de Trebizonda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aleixo III da Trebizonda)
Ir para: navegação, pesquisa
Aleixo III da Trebizonda.

Aleixo III da Trebizonda (1338-1390) foi um imperador do Império de Trebizonda que reinou entre 1349 e 1390. Ele era filho do imperador Basílio da Trebizonda. Ele sucedeu a Miguel da Trebizonda e mudou seu nome de João por Aleixo. Ele se casou em 1351 com Teodora Cantacuzena, sobrinha do imperador bizantino João VI Cantacuzeno.

Ele caso muitas princesas de Trebizonda com os emires da área, como sua irmã Maria que casou com o filho do emir dos Ak Koyunlu. Em 1360 construiu a fortaleza de Gümüşhane, que dominou o caminho do Bayburt, mas o governador João Kabazites foi derrotado por Latif do Bayburt e só impediu seu avanço pela morte do emir nas mãos do povo de uma aldeia no caminho (1361).

Em 1364 concedido novos privilégios comerciais aos venezianos.

Em 1362 Kilidge Kelkar Arslan, um líder turcomano, ganhou Sebinkarahizar, e atacaram a fortaleza do Siran, e se tornou o dono da região, após as campanhas realizadas entre 1368 e 1374.

Em 4 de março de 1380 Aleixo III atacou o turcomanos que dominado Sinope, Samsun, Giresun eo vale do Hars e derrotou em Kurtun.

Ele morreu em 1390 e foi sucedido por seu filho Manuel III da Trebizonda.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) W. Miller, Trebizond: The Last Greek Empire of the Byzantine Era, Chicago, 1926.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aleixo III de Trebizonda