Alejandro María Aguado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alejandro María Aguado
Alejandro María Aguado
Alexandre Aguado, marquês de Las Marismas
Nascimento 29 de junho de 1784
Sevilha
Morte 14 de abril de 1842
Gijón
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise, Alexandre Aguado's tomb
Cidadania Espanha, França
Filho(a)(s) Olympe Aguado, Onésipe Aguado, Jean Manuel Aguado
Ocupação banqueiro, colecionador de arte, militar, mecena, político
Prêmios
  • Grã-cruz da Legião de Honra
  • Comendador da Ordem de Isabel a Católica
  • Comandante da Ordem de Carlos III
  • Comandante da Ordem do Redentor
  • Ordem Real da Espanha
Título Marquês das Marismas do Guadalquivir, visconde

Alejandro María Aguado y Ramírez de Estenoz, 1.º Marquês das Marismas do Guadalquivir (Sevilha, 29 de junho de 1784Gijón, 14 de abril de 1842) foi um militar e banqueiro espanhol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aguado nasceu de uma antiga família cristã originária de La Rioja, em Sevilha. Começou a vida adulta como soldado, lutando com distinção na Guerra Peninsular, inicialmente contra os franceses, em seguida, do lado de José Bonaparte. Após a batalha de Bailén (1808), entrou para o exército francês, onde atingiu a patente de coronel e ajudante-de-campo do marechal Soult. Foi exilado em 1815, e imediatamente iniciou suas atividade como agente comissionado em Paris, onde, principalmente por meio de conexões de sua família em Havana e México, adquiriu em poucos anos, dinheiro suficiente para capacitá-lo a realizar serviços bancários. O governo espanhol deu-lhe plenos poderes para negociar os empréstimos de 1823, 1828, 1830 e 1831; e Fernando VII recompensou-o com o título de marquês, condecorações de diversas ordens e valiosas concessões de extração de minérios na Espanha. Aguado também negociou o empréstimo grego de 1834.

Em 1828, tendo se tornado possuidor de grandes propriedades na França, incluindo o castelo Margaux, famoso pelos seus vinhos, naturalizou-se cidadão francês. Morreu na Espanha em 14 de abril de 1842, deixando uma fortuna "calculada em 60 milhões de francos, e uma rica coleção de pinturas, que devido à sua morte, foi vendida em leilão.[1][2]

Referências

  1. Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público. Chisholm, Hugh, ed. (1911). «Aguado, Alexandre Marie». Encyclopædia Britannica (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público) 
  2. Armando Rubén Puente, Alejandro Aguado, militar, banquero, mecenas, p. 445, Edibesa, Madri, 2007, ISBN 978-84-8407-494-3

Ligações externas[editar | editar código-fonte]