Alencar Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olimpio Alencar Jr., conhecido simplesmente como Alencar Jr. ou Deputado, (Goiânia, 19 de abril de 1954) é um piloto de automobilismo. Foi campeão brasileiro de Stock Car Brasil.[1] Foi também empresário industrial nos ramos de confecção (jeans) e alimentício (sorvetes). Hoje é empresário nos ramos de telefonia móvel, tecnologia da informação, agropecuária e esportes (promoção de atletas).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Piloto com grande experiência dentro do automobilismo, tendo em seu currículo inúmeras vitórias. Como a grande maioria dos pilotos, começou sua carreira no Kart em 1970 em Goiânia, passando pela Divisão Turismo, Stock Cars, Formula 3 Sul-Americana, Trofeo Maserati e no Campeonato Brasileiro de Turismo GT3.

No Campeonato Brasileiro de Turismo de Divisão I, no ano de 1976, ganhou em Brasília e Cascavel. O mesmo campeonato no ano de 1978 foi realizado em duas provas, uma em Goiânia e outra em Brasília, obtendo a vitória em Goiânia.

Ao deixar o Campeonato Brasileiro de Stock Cars para a Fórmula 3 Sul-Americana no ano de 1989, Alencar Júnior era o recordista de Pole Positions de toda a história do Campeonato Brasileiro de Stock Cars. Alencar Júnior ainda é o segundo maior na lista de Pole Positions, com um total de 20. Também na lista de vitórias dentro do Campeonato Brasileiro de Stock Cars, Alencar Júnior encontra-se como o terceiro maior vitorioso de toda história, com um total de 17 vitórias. Também destaca-se inúmeras quebras de recordes de pistas durante sua participação no Campeonato Brasileiro de Stock Cars.

Alencar disputou a Fórmula 3 Sul-Americana por 3 anos, e em seu primeiro ano foi o quarto maior retorno publicitário da América do Sul (1991). Em 1994, Alencar Júnior competiu e venceu o Grand Prix de Miami, na categoria turismo, pilotando um Porsche 911.

Após 14 anos sem competir, Alencar Júnior reestreou no Campeonato Brasileiro de Turismo, o Trofeo Maserati. Alencar Júnior disputou sua primeira prova no dia 3 de abril de 2005 em Interlagos, São Paulo. Alencar Júnior terminou a prova em segundo lugar, fazendo um belo retorno às pistas. No campeonato, obteve cinco vitórias, conseguiu mais três segundo lugares e foi o recordista em número de Pole Positions (3). Números obtidos mesmo com uma corrida a menos, em função de não ter conseguido largar com problemas em seu carro na penúltima etapa, Santa Cruz, na qual custou caro, pois, mesmo com todos os números a favores, Alencar foi vice-campeão brasileiro à apenas dois pontos do campeão. Mesmo com o vice-campeonato, Alencar faturou o Prêmio Capacete de Ouro como o melhor piloto de turismo do ano, sendo este, a maior premiação automobilística nacional. Fazendo assim um bem-sucedido campeonato e retorno às pistas após vários anos inativos.

Para redimir-se, Alencar disputou no dia 4 de dezembro, o Campeonato Mundial da Trofeo Maserati, realizado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, reunindo os campeões e vice-campeões dos campeonatos brasileiros e europeus da categoria, entre outros pilotos convidados da Stock Car Brasil. Na Europa, a categoria tem sete anos de existência e já é bem conceituada com pilotos de altíssimo nível. Alencar em atuação espetacular, obteve dois segundos lugares nas duas baterias realizadas, somando maior pontuação que os adversários, levando assim o titulo de Campeão Mundial. No ano de 2006, Alencar venceu o campeonato brasileiro da Trofeo Maserati com duas rodadas de antecedência e com 152 pontos de diferença do segundo colocado. Fazendo um campeonato impecável e aumentando seus recordes na categoria. No ano de 2007, Alencar realizou um sonho antigo de pilotar uma Ferrari nas pistas. Disputou o campeonato brasileiro de GT3 pilotando uma Ferrari F430. No término da temporada, Alencar anunciou sua retirada das pistas onde deixou sua história no automobilismo mundial.

Números[editar | editar código-fonte]

Campeonatos Regionais:

  • 3 vezes Campeão de Kart
  • 3 vezes vice-campeão de Kart
  • 3 vezes Campeão de Turismo no Centro-Oeste (Divisão 1)
  • 2 vezes Vice-Campeão de Turismo (Divisão 1)

Campeonatos Brasileiros:

  • 1 vez Campeão de Stock Cars (1982)
  • 2 vezes Vice - Campeão de Stock Cars (1981 e 1983)
  • 2 vezes 3º Colocado no Brasileiro de Stock Cars (1980 e 85)
  • Recordista de Pole Positions (1982)
  • 20 Pole-Positions na Stock Cars
  • 17 Vitórias na Stock Cars

Campeonato Mundiais:

  • 1 vez Vencedor do Grand Prix de Miami, na World Challenge Class A (1994)
  • 1 vez Campeão Mundial de Turismo – Trofeo Maserati (2005)
  • 1 vez Vice - Campeão de Turismo – Trofeo Maserati (2005)
  • 1 vez Campeão de Turismo – Trofeo Maserati (2006)
  • Recordista de Vitórias na categoria (13)
  • Recordista de Pole Positions na categoria (5)
  • Recordista de Melhores Voltas na categoria (4)

Referências

  1. «Stock Car - 28 Championships detailed by winners» (PDF) (em inglês e francês). Consultado em 20 de julho de 2009 [ligação inativa]
  • Revista Motorsport, Ano 3, Numero 20, de Julho de 2006, a matéria “Os ‘reis’ do pódio nacional”
Ícone de esboço Este artigo sobre automobilista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.