Alenka Bratušek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alenka Bratušek
Primeiro-ministro da  Eslovênia
Mandato de 20 de março de 2013 a 18 de setembro de 2014
Presidente Borut Pahor
Antecessor(a) Janez Janša
Sucessor(a) Miro Cerar
Vida
Nascimento 31 de março de 1970 (44 anos)
Celje
Dados pessoais
Alma mater Universidade de Ljubljana
Partido ZaAB

Alenka Bratušek (31 de março de 1970) é uma política eslovena, primeira-ministra do país de 20 de março de 2013 a 18 de setembro de 2014. É a primeira mulher a assumir essa função no país.[1]

Ocupou esse cargo porque o primeiro-ministro anterior, Janez Janša, teve que deixar o cargo. O Parlamento da Eslovénia, com 55 votos a favor e 33 contra, aprovou a moção de censura promovida pelo partido de centro-esquerda Eslovénia Positiva contra a coalizão conservadora liderada por Janez Janša, acusado de corrupção e de fazer uma política econômica antissocial.

Esta moção contou com o apoio do Partido Social-Democrata e de duas formações menores que abandonaram a coalizão no poder, a Lista Cívica (DL) e o Partido dos Jubilados (DeSUS).[2] Então Alenka Bratušek, tecnocrata (política independente), foi encarregada de dirigir o país até convocar as novas eleições da Eslovênia.

Em 27 de fevereiro de 2013, Bratušek foi eleita como a primeira-ministra designada para formar um novo governo. Gregor Virant saudou o resultado da votação, indicando que a Eslovênia poderia prosseguir adiante.

A imprensa estrangeira pensava que seria difícil para Bratušek formar um novo governo e perguntou se iria continuar as reformas iniciadas pelo governo Janša. A nova maioria parlamentar formada pelo partido PS e os sociais-democratas se formou. Em 20 de março, Bratušek formou o governo.

Em 5 de maio de 2014, Bratušek apresentou sua renúncia como primeira-ministra,[3] após perder a liderança do Eslovénia Positiva para Zoran Janković.[4] Criou o Aliança de Alenka Bratušek,[5] por onde se elegeu ao Parlamento em 13 de julho de 2014.[6]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alenka Bratušek


Precedido por
Janez Janša
Primeira-ministra da Eslovénia
2013 - 2014
Sucedido por
Miro Cerar