Aletopelta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAletopelta
Aletopelta coombsi.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Thyreophora
Infraordem: Ankylosauria
Família: Ankylosauridae
Género: Aletopelta
Espécie: A. coombsi
Nome binomial
Aletopelta coombsi

O Aletopelta coombsi ("escudo errante") foi um dinossauro da família Ankylosauridae cujos fósseis foram encontrados no sul da Califórnia.

Etimologicamente, seu nome genérico deriva dos termos gregos aletes e pelte que significam, respectivamente, "errante" e "Escudos". Este nome foi sugerido por Ben Creisler porque a localização do fóssil na época em que o dinossauro morreu, seria sobre a placa tectônica contendo a faixa [Peninsular Ranges Terrane] que era oposta ao meio do México, esta placa migrou para o norte, levando consigo o espécime. O epíteto específico homenageia o paleontólogo de vertebrados Walter P. Coombs Jr por seu trabalho pioneiro e anos de pesquisa sobre o grupoanquilossauros.

Fósseis[editar | editar código-fonte]

Aletopelta era um anquilossaurídeo de tamanho médio, com comprimento estimado em cerca de 6 metros. É conhecido a partir de um esqueleto parcial (Holótipo: SDNHM 33.909), localizado no Museu de História Natural de San Diego, em San Diego, Califórnia. O esqueleto inclui fêmures, tíbias, fíbulas e partes incompletas das escápulas, úmeros, ulnas, ísquios direito e esquerdo, vértebras, costelas e partes da armadura sobre a cintura pélvica (cerca de 60 placas ósseas), além de oito dentes.

Aletopelta é classificada como um anquilossaurídeo devido principalmente a forma e disposição de sua armadura óssea, com formato mais fechado nos na família Ankylosauridae do que na família Nodosauridae.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.