Alex Colville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alex Colville em 1945.

David Alexander Colville (Toronto, 24 de agosto de 1920 - 16 de julho de 2013 em Wolfville na Nova Escócia) é um pintor, desenhista, gravador e muralista canadense.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

A famí­lia de Colville se mudou de Toronto para Amherst, Nova Escócia em 1929. Ele estudou na Mount Allison University de 1938 a 1942, obtendo um bacharelato em Artes. Colville casou-se com Rhoda Wright naquele ano e se juntou ao Exército sendo nomeado artista de guerra.[2] Durante seus quatro anos de serviço na Europa, Colville foi um dos artistas de guerra canadenses mais famosos. Ele pintou, entre outras, o desembarque em Juno Beach durante o O Dia D.[3]

Colville retornou a Nova Brunswick após a guerra e se tornou um membro da Faculdade de Artes da Universidade Mount Allison, onde lecionou de 1946 a 1963. Colville deixou o ensino para se dedicar à pintura e à gravura em tempo integral em um estúdio em sua casa em New York Street, este edifício é agora chamado Colville House.

Em 1973, mudou-se para Wolfville, Nova Escócia, cidade natal de sua esposa, vivendo na casa construída pelo pai dela. O casal Colville tem três filhos, uma filha e oito netos.

Exposições[editar | editar código-fonte]

Estrela de Alex Colville na Calçada da Fama do Canadá.

As obras de Colville foram expostas extensivamente em todo o Canadá e internacionalmente[3] , incluindo a Tate Gallery em Londres e Beijing Exhibition Centre, em Pequim. Em 1983, uma turnê retrospectiva internacional de sua obra foi organizada pela Galeria de Arte de Ontário.

Os trabalhos de Alex Colville encontram-se em muitas coleções, incluindo a Art Gallery of Nova Scotia, Cape Breton University Art Gallery em Sydney, Nova Escócia, Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, o Musée National D'Art Moderne em Paris, o National Gallery of Canada em Ottawa, o Centro Georges Pompidou em Paris, o Wallraf-Richartz Museumin em Colônia e o Kestnergesellschaft em Hanôver, Alemanha.

Em 2002, foi introduzido na Calçada da Fama do Canadá.[4]

Referências

  1. Alex Colville - Biography cybermuse.gallery.ca. Página visitada em 14 de julho de 2010.
  2. WarMuseum - Biography of Alex Colville warmuseum.ca. Página visitada em 14 de julho de 2010.
  3. a b Art of Atlantic Canada: An Interactive Exploration virtualmuseum.ca. Página visitada em 14 de julho de 2010.
  4. Canada's Walk of Fame celebrating Inductee Alex Colville canadaswalkoffame.com. Página visitada em 14 de julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alex Colville
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.