Alex Colville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alex Colville em 1945.

David Alexander Colville (Toronto, 24 de agosto de 1920 - 16 de julho de 2013 em Wolfville na Nova Escócia) é um pintor, desenhista, gravador e muralista canadense.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

A famí­lia de Colville se mudou de Toronto para Amherst, Nova Escócia em 1929. Ele estudou na Mount Allison University de 1938 a 1942, obtendo um bacharelato em Artes. Colville casou-se com Rhoda Wright naquele ano e se juntou ao Exército sendo nomeado artista de guerra.[2] Durante seus quatro anos de serviço na Europa, Colville foi um dos artistas de guerra canadenses mais famosos. Ele pintou, entre outras, o desembarque em Juno Beach durante o O Dia D.[3]

Colville retornou a Nova Brunswick após a guerra e se tornou um membro da Faculdade de Artes da Universidade Mount Allison, onde lecionou de 1946 a 1963. Colville deixou o ensino para se dedicar à pintura e à gravura em tempo integral em um estúdio em sua casa em New York Street, este edifício é agora chamado Colville House.

Em 1973, mudou-se para Wolfville, Nova Escócia, cidade natal de sua esposa, vivendo na casa construída pelo pai dela. O casal Colville tem três filhos, uma filha e oito netos.

Exposições[editar | editar código-fonte]

Estrela de Alex Colville na Calçada da Fama do Canadá.

As obras de Colville foram expostas extensivamente em todo o Canadá e internacionalmente[3] , incluindo a Tate Gallery em Londres e Beijing Exhibition Centre, em Pequim. Em 1983, uma turnê retrospectiva internacional de sua obra foi organizada pela Galeria de Arte de Ontário.

Os trabalhos de Alex Colville encontram-se em muitas coleções, incluindo a Art Gallery of Nova Scotia, Cape Breton University Art Gallery em Sydney, Nova Escócia, Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, o Musée National D'Art Moderne em Paris, o National Gallery of Canada em Ottawa, o Centro Georges Pompidou em Paris, o Wallraf-Richartz Museumin em Colônia e o Kestnergesellschaft em Hanôver, Alemanha.

Em 2002, foi introduzido na Calçada da Fama do Canadá.[4]

Referências

  1. Alex Colville - Biography cybermuse.gallery.ca. Visitado em 14 de julho de 2010.
  2. WarMuseum - Biography of Alex Colville warmuseum.ca. Visitado em 14 de julho de 2010.
  3. a b Art of Atlantic Canada: An Interactive Exploration virtualmuseum.ca. Visitado em 14 de julho de 2010.
  4. Canada's Walk of Fame celebrating Inductee Alex Colville canadaswalkoffame.com. Visitado em 14 de julho de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alex Colville
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.