Alex McLeish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alex McLeish

Alexander McLeish (Barrhead, 21 de janeiro de 1959) é um ex-jogador e atualmente técnico de futebol escocês.

Sua carreira estendeu-se de 1978 a 1995 e, exceto em sua última temporada, quando jogou no Motherwell, defendeu apenas o Aberdeen, onde conquistou a Recopa Européia (igualando um feito do Glasgow Rangers) de 1982/83 sobre o Real Madrid. McLeish também participaria da conquista de três campeonatos escoceses e cinco Copas da Escócia.

Quando o técnico do clube, ninguém menos que Alex Ferguson, transferiu-se para o Manchester United após assumir brevemente a Seleção Escocesa para a Copa do Mundo de 1986 (substituindo o recém-falecido Jock Stein), tentou levar o defensor aos Diabos Vermelhos, mas as negociações de McLeish com o United, bem como com o Tottenham Hotspur, fracassaram.

Pela Escócia, McLeish é um terceiro jogador com mais partidas, jogando 77 vezes entre 1980 e 1993 - e disputando as três Copas do Mundo realizadas no período. Quando transferiu-se ao Motherwell, veio para ser também técnico do clube, exercendo o cargo até 1998. Começou a se firmar ao trazer de volta o Hibernian à Liga Premier Escocesa, em 1999. Chamou a atenção do West Ham United e do Rangers, que o contratou em 2001. Ficou no clube de Ibrox até 2007, conquistando duas Ligas Premier e duas Copas da Escócia, para comandar a Escócia nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008. A seleção chegou a liderar um grupo que continha as finalistas da Copa do Mundo de 2006, Itália e França, estando muito perto de se classificar para uma competição oficial desde a Copa do Mundo de 1998. O time, entretanto, sucumbiu e acabou não se classificando.

Após a dura eliminação, McLeish deixou a Seleção Escocesa e é atualmente técnico do Birmingham City.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

McLeish recebeu uma dica inusitada para contratar o jovem Lionel Messi no início dos anos 2000, à época em que treinava o Rangers. Segundo a imprensa, o filho do treinador, um aficcionado pelo jogo Football Manager, indicou a contratação de "um jovem promissor do Barcelona B", com quem vinha tendo bons resultados no game. O treinador, por nunca ter ouvido falar do jogador, ignorou o conselho do filho, sem saber do real potencial de Lionel Messi, que estrearia pela equipe profissional do Barcelona aos 16 anos, na temporada 2003-2004.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alex McLeish