Alexander's Ragtime Band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexander's Ragtime Band
Sinfonias modernas (PT)
Epopéia do jazz (BR)
 Estados Unidos
1938 • p&b • 106 min 
Direção Henry King
Produção Darryl F. Zanuck
Roteiro Irving Berlin
Richard Sherman
Elenco Tyrone Power
Alice Faye
Don Ameche
Ethel Merman
Jack Haley
Género drama musical
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Alexander's Ragtime Band ('Epopéia do Jazz' (título no Brasil) ou 'Sinfonias Modernas' (título em Portugal)) é um filme de drama musical de 1938, dirigido por Henry King.

Produção[editar | editar código-fonte]

O roteiro do filme foi escrito por Irving Berlin e Richard Sherman, produção de Darryl F. Zanuck, fotografia de J. Peverell Marley, direção de arte de Bernard Herzbrun e Boris Leven, figurinos de Gwen Wakeling, montagem de Barbara McLean, e música de Alfred Newman e também de Irving Berlin.

A trilha sonora, constituída por 28 canções, foi totalmente escrita por Irving Berlin, incluindo sua canção-tema que leva também o nome do filme. Algumas canções já tinham sido escritas muitos anos antes e outras foram inéditas, feitas especialmente para o filme.

As filmagens ocorreram em 1938 porém, a história se passava no período da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Como resultado, há algumas "anomalias", como por exemplo, as canções "Heat Wave" (interpretada por Ethel Merman) e "Easter Parade" não foram escritas antes de 1933.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Roger Grant é um músico que sempre lutou para ser um profissional. Mas como a sua família queria que ele fosse um músico sério e que compusesse música de "boa qualidade", discorda com a sua inesperada decisão, quando resolve reunir um grupo de amigos e outros músicos para formar uma banda de ragtime.

Quando resolve tentar tocar pela primeira vez para um pequeno público em um bar com seus amigos, Roger conhece Stella Kirby (Alice Faye), uma cantora que inclusive pretende arrumar um emprego no mesmo bar. Obviamente, os dois acabam discutindo pondo em questão quem vai conseguir o trabalho no bar.

O dono do bar, vendo a discussão, resolve dar o emprego para Stella e para o grupo de Roger e sem querer diz que todos dalí eram de uma banda só e o líder era "Alexander" (nesse caso, o Roger). Mesmo de início insatisfeitos um com o outro, Stella e Roger, que depois se tornaria realmente Alexander, aceitam a decisão amarga de formar um conjunto musical mas, com o tempo, o grupo vai se consolidando, aumentando e ganhando fama com as suas músicas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para direita: Jack Haley, Alice Faye, Don Ameche e Tyrone Power

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Academy Awards (EUA) (1939)

Premiações
Indicações

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NY Times: Alexander's Ragtime Band. NY Times. Página visitada em 12-10-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander's Ragtime Band