Alexander Andreyevich Ivanov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Aparição de Cristo diante do Povo, 1837-57.

Alexander Andreyevich Ivanov (em russo: Алекса́ндр Андре́евич Ива́нов; 28 de julho (16 de julho [EA]) de 1806 - 15 de julho (3 de julho [EA]) de 1858) foi um pintor russo que aderiu à tradição do Neoclassicismo já em declínio, mas encontrou pouca simpatia entre seus contemporâneos.

Natural de São Petersburgo, Ivanov estudou juntamente com Karl Briullov na Academia Imperial de Artes com o seu pai, Andrey A. Ivanov. Ele passou a maior parte de sua vida em Roma, onde fez amizade com Gogol e sucumbiu à influência dos Nazarenos. Ele era chamado "o mestre de um trabalho", pois ele levou 20 anos para completar sua obra magna, A Aparição de Cristo diante do Povo (1837-57)[1] , atualmente na Galeria Tretyakov de Moscou.

O julgamento crítico sobre Ivanov melhoraria na geração seguinte. Alguns dos numerosos esboços que ele tinha preparado para A Aparição foram reconhecidos como obras de arte por direito próprio. A coleção mais abrangente de suas obras pode ser vista no Museu Russo em São Petersburgo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sibbald, Barbara. (February 5, 2002). "If the soul is nourished...". Canadian Medical Association Journal: pp. 357–358.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]