Alexander Arbuthnot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexander Arbuthnot
Nascimento 1538
Aberdeen
Morte 1583
Residência Old Machar
Alma mater
Ocupação historiador, poeta, teólogo, ministro
Empregador(a) Universidade de Aberdeen

Alexander Arbuthnot (Aberdeen, 1538 – Aberdeen, 16 de outubro de 1583) foi um poeta eclesiástico escocês, "um eminente teólogo anglicano, e promotor zeloso da Reforma Protestante na Escócia".

Família[editar | editar código-fonte]

Ele foi o segundo filho de Andrew Arbuthnot de Pitcarles, que por sua vez era o quarto filho de Sir Robert Arbuthnot. Sua mãe era Elizabeth, filha de James Strachan de Monboddo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de ter estudado línguas e filosofia na Universidade de Aberdeen e direito civil sob a orientação do notável Jacques Cujas, na Universidade de Bourges, França, Arbuthnot tomou ordens eclesiásticas, e se tornou em seu próprio país um defensor zeloso da Reforma.

Em 1569, foi eleito diretor do King's College, Aberdeen, cargo que manteve até sua morte. Desempenhou um papel ativo na agitada política da igreja daquele período, e foi por duas vezes Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia, e membro da comissão de inquérito sobre a condição da Universidade de St Andrews (1583).

Seu posicionamento e atitudes com relação às questões públicas trouxeram para Arbuthnot a condenação de escritores católicos. Não está incluído na lista de Nicol Burne de periurit apostatis, mas sua política e influência foram desaprovadas por Jaime VI, que, quando a Assembleia elegeu Arbuthnot para administrar a kirk de St. Andrews, ordenou-lhe para que voltasse aos seus deveres no King's College.

Arbuthnot foi ainda ministro de Logie Buchan (1568), de Forve e Arbuthnott (1569) e de St Andrews (1583). Moderador da Assembleia Geral (1573 e 1577).

Poesia[editar | editar código-fonte]

Seus trabalhos existentes são três poemas: The Praises of Wemen (4 linhas), On Luve (10 linhas), e The Miseries of a Pure (poor) Scholar (189 linhas), e uma narrativa da família Arbuthnot em latim, Originis et Incrementi Arbuthnoticae Familiae Descriptio Historica, da qual uma continuação inglesa, feita pelo Dr. John Arbuthnot, está preservada na Advocates Library, em Edimburgo.

O louvor de mulheres no primeiro poema é excepcional na literatura de sua época; e sua genialidade nos ajuda a entender a popularidade do autor entre seus contemporâneos.

Nota[editar | editar código-fonte]

Arbuthnot não deve ser confundido com o seu contemporâneo e homônimo, o tipógrafo de Edimburgo, que produziu a primeira edição da História da Escócia de George Buchanan, em 1582.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]