Alexander Emanuel Agassiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexander Emanuel Agassiz
Engenharia
Nacionalidade Suíça Suíço
Nascimento 17 de dezembro de 1835
Local Neuchâtel
Morte 27 de março de 1910 (74 anos)
Local A bordo do navio RMS Adriatic
Atividade
Campo(s) Engenharia

Alexander Emmanuel Rodolphe Agassiz (17 de dezembro de 183527 de março de 1910) foi um engenheiro estadunidense, presidente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Filho de Louis Agassiz, nasceu em Neuchâtel, Suíça, e emigrou para os Estados Unidos com seu pai, em 1849. Graduou-se na Universidade de Harvard em 1855, subsequentemente estudou engenharia e química, e graduou-se bacharel em ciência na Escola de Ciências Lourenço da mesma instituição, em 1857, e em 1859 tornou-se assistente no United States Coast Survey.

Tornou-se então um especialista em ictiologia marinha, mas dedicou-se muito tempo à investigação, supervisão e exploração de minas. E. J. Hulbert, um amigo do cunhado de Agassiz, Quincy Adams Shaw, tinha descoberto um veio rico em cobre conhecido como o conglomerado de Calumet na Península de Keweenaw, junto ao Lago Superior no Michigan. Ele os persuadiu, junto com um grupo de amigos, a comprar uma porcentagem do controle das minas, que mais tarde foram conhecidas como Companhia de Mineração Calumet & Hecla em Calumet, Michigan. Até o verão de 1866, Agassiz trabalhou como assistente no museu de História Natural que o pai dele fundou em Harvard. Naquele verão ele fez uma viagem para visitar as minas e mais tarde tornou-se chefe do empreendimento.

Em 1875 inspecionou o Lago Titicaca, no Peru, examinou as minas de cobre do Peru e do Chile, e fez uma coleção de antiguidades peruanas para o Museu de Zoologia Comparativa do qual era o curador, de 1874 a 1885. Ajudou Charles Wyville Thomson no exame e classificação das coleções da expedição exploratória Challenger, e escreveu a Revisão de Echini (2 volumes, 1872–1874) nos relatórios.

Entre 1877 e 1880 fez parte de três expedições de "escavação" no mar, a bordo do navio a vapor Blake do Coast Survey, e apresentou uma obra completa delas em dois volumes (1888).

Dos outros seus trabalhos em zoologia marinha, a maioria está nos boletins e memórias do Museu de Zoologia Comparativa; publicou em 1865 (com Elizabeth Cary Agassiz, sua madrasta) Estudos Litorâneos em História Natural, um trabalho minucioso e estimulante, e em 1871 Animais Marinhos da Baía de Massachusetts.


Precedido por
Oliver Wolcott Gibbs
Presidente da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos
19011907
Sucedido por
Ira Remsen


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander Emanuel Agassiz