Alexander James McLean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
AJ McLean
AJ em 2011.
Informação geral
Nome completo Alexander James McLean
Também conhecido(a) como Alex, Bone, AJ, Jay.
Nascimento 9 de Janeiro de 1978 (36 anos)
Origem West Palm Beach, Flórida
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Rock
Ocupação(ões) Cantor, Compositor
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1993-presente
Outras ocupações Ator
Gravadora(s) Jive, Sony BMG, Sony Music
Afiliação(ões) Backstreet Boys
Influência(s) Boyz II Men
Página oficial AJ-McLean.com
Aj mclean signature.jpg

Alexander James McLean (9 de janeiro de 1978 em West Palm Beach, Flórida), conhecido como AJ McLean, é um músico estadunidense integrante da banda pop Backstreet Boys. E se caracteriza por ser o Bad Boy da banda, contendo muitas tatuagens, Aj que também por ser chamado de Bone, é bastante romântico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexander James McLean nasceu no dia 9 de janeiro de 1978 em West Palm Beach, FL. Tem olhos e cabelos castanhos e seus pais são de Denise e Bob McLean. Denise se divorciou de Bob alegando abandono de lar de Bob quando AJ tinha quatro anos, ele e sua mãe então passaram a morar com seus avós maternos que foram responsáveis também por sua criação, Ursula e Adolph.

Graças ao incentivo de sua professora de música e seu interesse por teatro, AJ começou a trabalhar no showbiz aos seis anos fazendo aparições em canais de TV como Nickelodeon (onde conseguiu um papel interpretando o personagem Skunk no seriado Hello Honey, I'm Home!) e no Disney Channel, além de peças de teatro como quando fez Branca de Neve e os Sete Anões ainda na escola, AJ fez o personagem Dunga.

Aos quatorze anos, AJ é aprovado numa série de testes feitos pelo empresário Lou Pearlman para formar uma banda pop. Nasce então o Backstreet Boys. A partir daí sua mãe passou a se dedicar exclusivamente à carreira do filho, assessorando ele e os outros rapazes.

Johnny No-Name[editar | editar código-fonte]

Em 1999 AJ criou Johnny No-Name, segundo o próprio, seu alterego.[1] As apresentações de AJ como Johnny No-Name foram em 1999 e em 2000, interpretando canções do Stone Temple Pilots, Rage Against the Machine e Brian McKnight. Esse alterego inspirou AJ a criar a Johnny No-Name Foundation - JNN, que arrecadava fundos para o tratamento e cura da diabetes e após sua experiência com álcool, hoje ajuda jovens a se livrarem das drogas.[2]

Projeto Solo: Have it All[editar | editar código-fonte]

Nos dias 23 e 24 de março de 2008, AJ fez duas apresentações 'solo' na Anaheim House of Blues e The Roxy em Los Angeles. O show consistiu em seu material solo e uma versão a solo da canção dos Backstreet Boys, "Incomplete". A turnê solo pela Europa continuou em maio e junho, em paralelo à turnê dos Backstreet Boys do álbum Unbreakable. Ao criar seu projeto solo, McLean trabalhou com o vocalista do OneRepublic, Ryan Tedder e, JC Chasez. Em 20 de janeiro de 2010, Have It All, foi lançado no Japão após dois anos de espera.

Carreira na televisão[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2002, na segunda temporada do desenho animado Super Choque, AJ fez uma aparição. O título do episódio é chamado de "Duped" (enganados). Ele também apareceu como um concorrente na primeira temporada do game show da Nickelodeon, Nickelodeon GUTS. AJ fez apareceu e tocou com os Backstreet Boys em Arthur, Sesame Street, Sabrina The Teenage Witch, e Saturday Night Live.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Aos treze anos perdeu uma namorada num acidente de carro. AJ sofreu muito com a morte dela e quem o ajudou a superar a perda foi sua avó, Ursula.

Estando no auge da fama em plena adolescência, AJ ficou conhecido na mídia como o bad boy da banda. Como membro da banda de maior ascensão na época, AJ era sempre convidado para festas, bailes e eventos onde tinha acesso a bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas. Com a gravadora fazendo cada vez mais pressão sobre a banda e a responsabilidade de ter vários fãs afastavam AJ de sua família, o que levou-o a usar dessas drogas com cada vez mais frequência.[3]

No início de 2000, os problemas se tornaram ainda mais evidentes, AJ terminou seu relacionamento com Amanda Latona, do grupo Innosense, com quem já namorava desde 1997; o fim do relacionamento foi causado pela agenda cheia dos dois e deixou AJ profundamente triste, a partir daí AJ teve vários relacionamentos curtos e conturbados. Em janeiro de 2001 o avô de AJ passou por uma cirurgia devido a um problema sério de saúde, AJ não pode estar presente porque na época estava com a banda divulgando o álbum Black & Blue. Menos de um mês depois sua avó materna, Ursula, faleceu. A dificuldade em estar perto de sua família nos momentos difíceis, a pressão da fama e principalmente perda de sua avó contribuíram ainda mais para que AJ se entregasse aos vícios: passou a abusar ainda mais das festas e consequentemente do álcool e a usar cocaína, que ele afirma ter usado pela primeira vez durante as gravações do videoclipe de "The Call". Os outros membros da banda o aconselharam por diversas vezes, mas de acordo com o próprio, o vício era a fuga de seus problemas e ele não queria parar.[4]

Em julho de 2001 os outros membros da banda, Kevin, Nick, Brian e Howie conversaram com AJ sobre a necessidade dele se tratar e como estavam preocupados com a saúde dele. A conversa se transformou em briga quando AJ não aceitou a ideia e depois de muita discussão, finalmente ele se convenceu de que seria o melhor a fazer e se internou numa clínica de reabilitação no Arizona. A banda cancelou vários shows e apresentações na mídia e parou a turnê por três meses, tempo que AJ ficou internado. No dia 23 de outubro de 2001 ele teve alta e voltou a fazer a turnê com a banda. AJ falou sobre seus problemas com vícios pela primeira vez em 2003 no programa de TV dos EUA The Oprah Winfrey Show. O programa teve uma hora de duração e no final do programa seus companheiros de banda apareceram para prestar seu apoio a AJ[5]

AJ é casado com Rochelle Deanna Karidis quem os créditos para ajudá-lo a superar seu vício e eles se casaram em 17 de dezembro de 2011 em Beverly Hills, Califórnia.[6] Ele propôs a namorada em casamento em janeiro de 2010.[7] AJ e sua esposa fizeram o anuncio da vinda do seu primeiro bebê em Abril de 2012.[8]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • Have It All (2010)

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "Teenage Wildlife" (2010) (foi lançado somente o videoclipe)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A primeira mudança de cabelo que AJ fez foi causada por Nick Carter, que colocou não se sabe o que em sua cabeça e o deixou completamente loiro.
  • Na escola, a matéria preferida de AJ sempre foi o inglês.
  • Sua cor favorita é amarelo e seu esporte predileto é golf, já chegou a participar de alguns torneios.
  • Adora os hamburgueres do Mc Donald's, mas seu preferido é o Quarteirão.
  • Seus hobbies são fazer compras, nadar, fazer poesias. Diz que a música é sua vida e sua banda preferida é Boyz II Men. Saber escutar quando os outros estão com problemas, mas é impaciente e não sabe guardar segredos. Adora um telefone e não pode ver um que já sai ligando para alguém.
  • É conhecido por mudar constantemente a cor dos cabelos, as várias tatuagens que tem pelo corpo, os óculos escuros e o hábito de estar sempre usando chapéus, bonés, boinas, toucas e etc.
  • No desenho animado Super Choque, AJ fez uma participação especial em um dos episódios, onde ele mesmo dublou sua interpretação.

Referências

  1. Backstreet Boys News - Yahoo! Music. Página visitada em 29 de Dezembro de 2010.
  2. AJ Talks About Johnny No-Name[ligação inativa]
  3. Entrevista de AJ McLean ao The Oprah Winfrey Show em 10 de Dezembro de 2003[ligação inativa]
  4. backstreet boys: "we want to be honest". MTV.com (2007). Página visitada em 5 de janeiro de 2012.
  5. Addicted: Backstreet Boy AJ McLean[ligação inativa]
  6. The One! Backstreet Boys star AJ McLean marries model girlfriend in Beverly Hills ceremony. Daily Mail (19 de dezembro de 2011). Página visitada em 5 de janeiro de 2012.
  7. O eterno Backstreet Boy, A.J. McLean, se casa!. E! On Line Brasil (19 de dezembro de 2011). Página visitada em 5 de janeiro de 2011.
  8. A.J. McLean and Wife Expecting Baby!. GosipCop (29 de abril de 2012). Página visitada em 14 de junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Alexander James McLean