Alexander Mogilny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alexander Mogilny.jpg

Alexander Gennadevitch Mogilny - nascido em 18 de fevereiro de 1969 Khabarovsk URSS. Ex-jogador profissional de hóquei sobre o gelo conhecido também como 'Alexander O Grande'.

Conhecido também pela sua impressionante velocidade, e seu letal 'wrist shot' que em seus primeiros anos de sua carreira na NHL o levaram a 76 gols em uma única temporada (1992-1993). Tornou-se um jogador respeitado não apenas por sua velocidade e precisão, mas por ter um impressionante controle do 'puck'.

Seu último contrato terminou na temporada de 2006-07 jogando pelo New Jersey Devils mas não atuou devido a uma lesão.

Junto com Pavel Bure e Sergei Fedorov formaram uma das mais impressionates linhas da história do hockey com uma notável combinação de velocidade e controle de 'puck'. Em 1988 e 1989, representou a URSS na Copa Do Mundo Juvenil de Hóquei onde ganhou o prêmio de melhor jogador ofensivo em 1988. Também em 1988 ganhou a medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Inverno em Calgary - Canada onde de lá, com a ajuda de alguns representantes do Buffalo Sabres iniciou sua jornadana NHL. Escolheu o número 89 por ter sido o ano em que modou-se para a América do Norte e pelo seu número de escolha no draft daquele mesmo ano no qual foi selecionado pelo Buffalo Sabres.

Mogilny atuou pelo Buffalo Sabres, Vancouver Canucks e New Jersey Devils (onde foi campeão da Stanley Cup no ano de 2000). Em 2001,com passe livre,assinou contrato com o Toronto Maple Leafs onde rapidamente tornou-se um dos principais jogadores do time sendo que na temporada de 2002-03 tornou-se a única pessoa a fazer mais pontos que o capitão do time Mats Sundin.Na temporada de 2003-04 sofreu uma séria contusão no quadril onde foi submetido a cirurgia e perdeu a maior parte da temporada.

Recentemente Sergei Fedorov tornou-se o maior pontuador russo da história da NHL passando Alexander Mogilny, e comentou o assunto com as seguintes palavras: 'Tenho que compartilhar essa honra com Mogilny, pois se não fosse pelas contusões,sua marca seria muito maior'.

Retirou-se da NHL com o total de 990 jogos com 473 gols, 559 assistencias somando 1032 pontos.

Fonte estatística: www.nhl.com

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander Mogilny