Alexander Sergeyevich Menshikov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexander Sergeyevich Menshikov
Alexander Sergeyevich Menshikov
Nascimento 25 de agosto de 1787
São Petersburgo
Morte 19 de abril de 1869
Moscovo
Cidadania Império Russo
Progenitores
  • Sergey Menshikov
  • Yekaterina Menshikova
Cônjuge Anna Protasova
Filho(a)(s) Vladimir Menshikov
Ocupação diplomata, militar, político
Prêmios
Lealdade Império Russo
Título Fürst
Assinatura

Aleksandr Sergeyevich Menshikov (em russo: Александр Сергеевич Меншиков) (São Petersburgo, 26 de agosto de 1787São Petersburgo, 1 de maio de 1869, todas as datas em estilo antigo) foi um militar, comandante e estadista do Império Russo, com origem numa família de alta nobreza. Foi general-adjuvante em 1817 e almirante em 1833.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Neto de Alexandre Danilovitch Menchikov, duque de Íngria, Alexander entrou ao serviço do Império Russo como attaché da embaixada em Viena em 1809. Próximo de Alexandre I, acompanhou-o nas campanhas contra Napoleão Bonaparte. Em 1817, Menchikov foi nomeado quartel-mestre general (comandante da logística do Exército) do Estado-Maior. Em 1823, foi transferido para o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, retirando-se da vida militar em 1824.

Foi depois nomeado para o Almirantado Russo e ministro pelo czar Nicolau I. Distinguiu-se no cerco de Varna e em 1830 foi nomeado para o Conselho de Estado. Em 1831, Menchikov ocupou o posto de governador-geral da Finlândia. Dedicou-se aos assuntos marítimos mas exerceu má influência sobre a Marinha da Rússia, atrasando os progressos técnicos e a inovação nos modos de combate.

Em 1853, Menchikov foi enviado em missão especial a Constantinopla, e quando a guerra da Crimeia deflagrou, regressou à vida militar e foi nomeado comandante chefe do exército e das forças navais. Comandou o Exército Imperial Russo na Batalha de Alma e na Batalha de Inkerman onde foi manifesta a sua incompetência para o comando militar em batalha. Em 15 de fevereiro de 1855, o czar retirou o comando a Menchikov, e substituiu-o pelo príncipe Mikhail Gortchakov. De dezembro de 1855 a abril de 1856, ocupou o posto de governador geral de Kronstadt antes de ser reformar. Morreu em São Petersburgo.

Referências

Precedido por
Arseniy Zakrevskiy
Governador-Geral da Finlândia
1831-1855
Sucedido por
Friedrich Wilhelm Rembert von Berg
Precedido por
Anton Moller
Ministro da Marinha
1836-1855
Sucedido por
Ferdinand von Wrangel