Alexandra Pavlovna da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandra da Áustria
Arquiduquesa da Áustria
Grã-Duquesa da Rússia
Cônjuge José da Áustria
Descendência
Alexandrina da Áustria
Pai Paulo I da Rússia
Mãe Sofia Doroteia de Württemberg
Nascimento 9 de Agosto de 1783
Morte 16 de março de 1801 (17 anos)
Enterro Castelo de Buda, Budapeste, Hungria

Alexandra Pavlovna da Rússia, (em russo: Александра Павловна), (9 de agosto de 178316 de março de 1801) foi filha do czar Paulo I da Rússia e irmã dos czares Alexandre I e Nicolau I. Tornou-se arquiduquesa da Áustria ao casar-se com o arquiduque José da Áustria, Governador da Hungria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A grã-duquesa Alexandra Pavlovna foi a terceira criança e primeira filha do czar Paulo I da Rússia e da sua segunda esposa, a duquesa Sofia Doroteia de Württemberg. Recebeu a educação típica dada a princesas russas, aprendendo francês e alemão, assim como música e desenho. Alexandra era muito chegada à sua irmã mais nova Helena e era frequente serem pintadas juntas.

Em 1796, a avó de Alexandra, a imperatriz Catarina, a Grande, considerou o rei Gustavo IV da Suécia, na altura com dezoito anos, um bom partido para a sua neta de treze anos, acreditando ser uma boa solução para os problemas políticos entre a Rússia e a Suécia. Catarina gostava muito do jovem rei, uma vez que se dizia que ele tinha “um rosto muito agradável, onde o decoro e o charme estavam retratados”. Alexandra era descrita pelos seus contemporâneos como “a mais bonita, mais querida e mais inocente das princesas disponíveis na Europa”.

Alexandra com a sua irmã Helena.

As negociações para o casamento começaram pouco depois. Quando o rei da Suécia chegou à Rússia em Agosto de 1796, ele e Alexandra apaixonaram-se à primeira vista. Ele ficou encantado com a inocência dela e não demorou a dirigir-se à imperatriz Catarina para declarar o amor que sentia pela sua neta e pedir autorização para a pedir em casamento. A imperatriz rebentou de alegria. Com toda a felicidade que sentia, Catarina pareceu esquecer-se do problema da religião. Como rainha da Suécia, a sua neta teria de se converter da sua fé ortodoxa para o Luteranismo. Catarina considerava que Gustavo não tinha deixado isso claro a Alexandra quando se tinha declarado e, durante duas semanas, prosseguiram as negociações para tentar evitar a conversão, mas mesmo assim continuar o casamento. Apesar dos esforços, o rei da Suécia deixou a Rússia sem noiva, esperando que se conseguisse chegar a um acordo. Catarina II da Rússia morreria apenas dois meses depois das negociações.

Ficou decidido que o noivado oficial ocorreria no dia 11 de Setembro de 1796. Nesse mesmo dia, antes de prosseguir com os seus votos, Gustavo descobriu ao ler o contrato de noivado que Alexandra manteria a sua fé ortodoxa mesmo depois do casamento oficial. O rei não estava ciente disto e ficou furioso, afirmando que tinha sido conduzido para uma armadilha e que nunca aceitaria dar ao seu povo uma rainha ortodoxa. Gustavo nunca chegou a aparecer na cerimónia de noivado e Alexandra ficou destroçada. Mais tarde o rei da Suécia casou-se com a princesa Frederica de Baden, uma irmã mais nova da cunhada de Alexandra, Isabel Alexeievna.

Em 1799, três anos após a morte de Catarina, a Grande, o czar Paulo I decidiu juntar a Rússia à Áustria e à Prússia, numa coligação contra o poder crescente da República Francesa. Para cimentar esta aliança, Alexandra foi forçada a casar-se com o arquiduque José da Áustria, um irmão mais novo do imperador Francisco II. O arquiduque era também governador da Hungria. O casamento realizou-se no dia 30 de Outubro de 1799 em São Petersburgo, quando Alexandra tinha dezasseis anos. O jovem casal instalou-se no castelo de Alcsút, na Hungria.

A vida de Alexandra na corte austríaca foi infeliz. A imperatriz Maria Teresa, segunda esposa do imperador Francisco II, tinha inveja da rara beleza de Alexandra e das suas belas jóias russas. Além disso a nova arquiduquesa parecia-se muito com a primeira esposa do imperador, Isabel de Württemberg, a sua tia materna. Para complicar ainda mais a sua situação estava a sua religião. Alexandra continuava a ser ortodoxa, o que provocou conflitos entre a corte católica romana da Áustria.

Um ano e meio depois do casamento, Alexandra morreu em Viena, no dia 16 de Março de 1801, de Sépsis Puerpera, pouco depois de dar à luz uma filha que morreu poucas horas depois de nascer. A arquiduquesa tinha apenas dezassete anos. A corte austríaca recusou-se a aceitar que ela fosse enterrada num cemitério católico, o que levou a que o seu caixão ficasse guardado na cave do seu palácio até que o governo russo conseguiu um acordo para os seus restos mortais serem enterrados na Hungria. O arquiduque José mandou construir um mausoléu dedicado à sua esposa. A morte de Alexandra ocorreu na mesma semana do assassinato do seu pai, o que resultou num duro golpe para a família Romanov.

Durante o Congresso de Viena, o czar Alexandre I da Rússia e as grã-duquesas Maria Pavlovna e Catarina Pavlovna, visitaram a campa da sua irmã.

O arquiduque José casou-se mais duas vezes e deixou muitos descendentes.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Alexandra Pavlovna da Rússia em três gerações[1]
Alexandra Pavlovna da Rússia Pai:
Paulo I da Rússia
Avô paterno:
Pedro III da Rússia
Bisavô paterno:
Carlos Frederico de Holstein-Gottorp
Bisavó paterna:
Ana Petrovna da Rússia
Avó paterna:
Catarina, a Grande
Bisavô paterno:
Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst
Bisavó paterna:
Joana Isabel de Holstein-Gottorp
Mãe:
Maria Feodorovna (Sofia Doroteia de Württemberg)
Avô materno:
Frederico II Eugénio de Württemberg
Bisavô materno:
Carlos Alexandre de Württemberg
Bisavó materna:
Maria Augusta de Thurn e Taxis
Avó materna:
Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt
Bisavô materno:
Frederico Guilherme de Brandemburgo-Schwedt
Bisavó materna:
Sofia Doroteia da Prússia

Referências

  1. The Peerage (em inglês) Thepeerage.com.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandra Pavlovna da Rússia