Alexandra de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Santa Alexandra deRoma
Santa Alexandra à volta do ícone da Feodorovskaya juntamente com São Nicolau de Mira, São Miguel Maleinos e Santo Aleixo de Moscou.
Nascimento Século III
Morte 21 de abril de 303 em Roma
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 21 de abril
Atribuições Coroa imperial
Gloriole.svg Portal dos Santos

Alexandra de Roma (em grego: Αλεξάνδρα) foi uma santa cristã conhecida como a esposa do imperador romano Diocleciano na obra "Martírio de São Jorge". Ela é também chamada de "Priscila" ou "Prisca", uma identificação com Prisca, a imperatriz-consorte de Diocleciano.

História[editar | editar código-fonte]

Alexandra teria sido a esposa do imperador Diocleciano e uma cristã em segredo. Quando ele ordenou que São Jorge fosse torturado, ela teria ido até a arena e se curvado perante o santo, professando abertamente sua fé. O imperador ficou transtornado com o ato da esposa e com os muitos que se converteram ao testemunharem os milagres e a paciente resiliência de Jorge, ordenando que ambos fossem decapitados. Alexandra aceitou serenamente sua sentença e rezava enquanto os guardas a levavam para o local de sua execução. No caminho, ela pediu para descansar um momento e os guardas permitiram. Encostada na parede de um edifício, ela silenciosamente entregou sua alma para Deus e faleceu em 21 de abril de 303. Dois dias depois, São Jorge foi decapitado[1] .

Alexandra e Jorge são comemorados no mesmo dia, juntamente com Anatólio, Protoleão e 630 outros que foram martirizados por terem professado sua fé ao testemunharem o sacrifício de Jorge.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Prisca — a esposa de Diocleciano.

Referências

  1. Holy Martyr Empress Alexandra of Rome (em inglês) Icons of the XXI Century. Visitado em 21 July 2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandra de Roma
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.