Alexandre Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Alexandre Alves
Nascimento 23 de Maio de 1947 (67 anos)
Avis, Portugal
Nacionalidade Portugal português
Ocupação empresário

João José Alexandre Alves (Avis, 23 de Maio de 1947), é um empresário português. Fundou a antiga Fábrica Nacional de Ar Condicionado (FNAC) e foi investidor em retail parks.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou a sua vida empresarial desde o Processo Revolucionário em Curso (PREC), com ligações ao PCP. Integrou o grupo de trabalhadores que fez a reconversão revolucionária da empresa que mais tarde haveria de se chamar FNAC. Transformou a FNAC num grupo empresarial de quarenta e cinco empresas ligadas ao ar condicionado, imobiliário e distribuição. Envolveu-se nos media ao investir no jornal "O Europeu" e na rádio TSF.

Em 1992 Alexandre Alves candidatou-se a presidente do Sport Lisboa e Benfica. Nesse mesmo ano demitia-se da liderança do Grupo FNAC pouco antes desta apresentar falência.

Em 1993, funda o grupo Retail Parks Portugal (RPP), que investiu em parques de comércio a retalho em Leiria, Aveiro, Portimão e Santarém.

Alexandre Alves foi gerente da Capitalinvest, uma empresa com negócios relacionados com o ramo imobiliário, a qual foi declarada insolvente em 2010 pelo Tribunal de Comércio de Lisboa, alvo de um processo judicial.

É desde 2008 presidente da Renewable Power Projects Solar (RPP Solar), uma empresa que pretende instalar um conjunto de fabricas de painéis solares em Abrantes, em Portugal.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou com Maria Helena Lopes Silva de Carvalho com quem teve duas filhas.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um empresário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.