Alexandre I da Escócia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sinete com efígie de Alexandre I

Alexandre I (107823 de Abril de 1124) rei da Escócia foi o quinto filho de Malcolm III da Escócia e de sua segunda esposa, Santa Margarida.

Nasceu na abadia de Dunfermline por volta de 1077 e morreu no final de abril de 1124 no castelo de Stirling, sepultado na abadia de Dunfermline.

Apelidado o Bravo depois de abafar com crueldade com um levante em Moray. Sucedeu ao irmão, Edgar da Escócia, em 8 de janeiro de 1107.

Casou a cerca de 1107 com Sibila (n. Domfront, Normandia 1092- fal. 12 de julho de 1122, na pequena Ilha de Eilean nam Ban "Ilha das Mulheres", no Loch Tay, e sepultada em Dunfermline, Fife), filha de Sibila Corbet, esta filha ilegítima de Henrique I, com quem teria fundado o priorado de Scone.

Alexandre sucedeu a seu irmão o rei Edgar. Os territórios da coroa, segundo o testamento do irmão, Edgar, foram divididos entre Alexandre (a coroa e a Escócia ao norte do Forth de Clyde) e David (o distrito do Sul e o título de conde da Cumbria), mantendo a anglicização de seus Estados. A Cúmbria era terra que, além de parte da Cumberlandia, incluia o Sul, com exceção da região chamada Lothian.

Foi um rei forte, apoiava a Igreja, fundou uma abadia na ilha de Inchcolm, no estuário do Forth, e um priorado em Scone. Fundou outras abadias e alguns bispados, construiu catedrais e igrejas . Embora tecnicamente vassalo da Inglaterra, dissuadiu os bispos escoceses de aceitarem a autoridade de York, e nomeou o biógrafo de sua mãe, Rugot, para a sé de Santo André. Foi descrito como culto e devoto. Em sua época, os mormaers começaram a ser chamados come ou condes(earl) (por volta de 1114),

Sem posteridade legítima, foi sucedido pelo irmão como David I da Escócia (c.1080 - 1153).

Seu bastardo Malcolm Macheth (1110-1168) foi feito primeiro conde de Ross em 1157.

Precedido por
Edgar
Rei da Escócia
11071124
Sucedido por
David I


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandre I da Escócia