Alexandre I da Escócia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexandre I
Rei da Escócia
Sinete com efígie de Alexandre I
Governo
Reinado 11071124
Rainha Sibila da Normandia
Antecessor Edgar
Sucessor David I
Casa Real Casa de Dunkeld
Vida
Nascimento 1078
Dunfermline
Morte 23 de abril de 1124
Stirling
Sepultamento Abadia de Dunfermline
Filhos Máel Coluim (ilegítimo)
Pai Malcolm III
Mãe Margarida de Wessex

Alexandre I (107823 de Abril de 1124) rei da Escócia foi o quinto filho de Malcolm III da Escócia e de sua segunda esposa, Santa Margarida.

Nasceu na abadia de Dunfermline por volta de 1077 e morreu no final de abril de 1124 no castelo de Stirling, sepultado na abadia de Dunfermline.

Apelidado o Bravo depois de abafar com crueldade com um levante em Moray. Sucedeu ao irmão, Edgar da Escócia, em 8 de janeiro de 1107.

Casou a cerca de 1107 com Sibila da Normandia (n. Domfront, Normandia 1092- fal. 12 de julho de 1122, na pequena Ilha de Eilean nam Ban "Ilha das Mulheres", no Loch Tay, e sepultada em Dunfermline, Fife), filha de Sibila Corbet, esta filha ilegítima de Henrique I, com quem teria fundado o priorado de Scone.

Alexandre sucedeu a seu irmão o rei Edgar. Os territórios da coroa, segundo o testamento do irmão, Edgar, foram divididos entre Alexandre (a coroa e a Escócia ao norte do Forth de Clyde) e David (o distrito do Sul e o título de conde da Cumbria), mantendo a anglicização de seus Estados. A Cúmbria era terra que, além de parte da Cumberlandia, incluia o Sul, com exceção da região chamada Lothian.

Foi um rei forte, apoiava a Igreja, fundou uma abadia na ilha de Inchcolm, no estuário do Forth, e um priorado em Scone. Fundou outras abadias e alguns bispados, construiu catedrais e igrejas . Embora tecnicamente vassalo da Inglaterra, dissuadiu os bispos escoceses de aceitarem a autoridade de York, e nomeou o biógrafo de sua mãe, Rugot, para a sé de Santo André. Foi descrito como culto e devoto. Em sua época, os mormaers começaram a ser chamados come ou condes(earl) (por volta de 1114),

Sem posteridade legítima, foi sucedido pelo irmão como David I da Escócia (c.1080 - 1153).

Seu bastardo Malcolm Macheth (1110-1168) foi feito primeiro conde de Ross em 1157.

Precedido por
Edgar
Rei da Escócia
11071124
Sucedido por
David I


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexandre I da Escócia