Alexandre Porpetone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexandre Porpetone
Alexandre Porpetone
Alexandre Porpetone interpretando um de seus personagens
Pseudônimo(s) Cabrito Teves
Nascimento 25 de dezembro de 1979 (44 anos)
São Paulo, São Paulo, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Radialista
Humorista

Alexandre Porpetone (São Paulo, 25 de dezembro de 1979), mais conhecido por um de seus personagens Cabrito Teves, e anteriormente conhecido Alexandre Provollone, é um ator, radialista e humorista brasileiro.

Com a atual marca de mais de 180 imitações de vozes de famosos, Alexandre é um dos mais reconhecidos imitadores e humoristas do País.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início no rádio[editar | editar código-fonte]

Alexandre começou criando textos de humor, fazendo e lançando diversas imitações nas rádios FM paulistanas no fim dos anos 90.

Durante 3 anos foi humorista do programa Estádio 97 na rádio Energia 97. Depois, em 2003 transferiu-se para a Rádio Transamérica[1][2] onde apresentava o programa de humor esportivo Galera Gol e fazia os textos e as imitações no programete "Rachando o Bico" na mesma emissora[1][3]. Os dois programas que participou na Transamérica, fazendo humor, foram premiados com o prêmio APCA de melhor programa de humor do rádio.

Personagens já interpretados[editar | editar código-fonte]

Seus mais famosos bordões são: "La Pregunta?" (Cabrito Tévez), "Segura la niña!" (Cabrito Tévez), "Tanta producion para absolutamente nada" (Cabrito Tévez), "Mira lo talento y la performance, y se descabele de inveja!" (Cabrito Tévez), "Qui Bisurdo!" (Cabrito Tévez), "Yo no soy yo!" (Cabrito Tévez), "Yo soy arrogantemente humilde!" (Cabrito Tévez), "Jogarrr, você disse: Jogarr!" (Ronalducho), "Chuta a bola, baralho!" (Vanderley Luxisburguer), "Fatia pra ele e corta aqui pra mim!" (Marcelo Revende) e ''É uma barbaridade monstra!''.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Em 2004, foi convidado por Roberto Avallone a ingressar na TV começando no programa esportivo Bola na Rede da RedeTV! ao vivo aos domingos, onde imitava jogadores e técnicos de futebol - muitas vezes na presença dos próprios.

Desde 2006, está com quadro fixo no programa humorístico A Praça É Nossa[2] do SBT, onde escreve os textos e interpreta imitações de diversas celebridades parodiando fatos e programas da TV.

Desde 2010, também faz sucesso no Programa Silvio Santos no quadro "Jogo dos Pontinhos" com o seu personagem Cabrito Teves[3], além de fazer participações em diversos outros programas da emissora.

Em 2010, protagonizou o programa "Porpetone na Copa" para o site Yahoo. A partir de 2010 ao longo do País, Porpetone começou a fazer shows de Comédia stand-up e seu show solo nos mais conceituados teatros, festivais, casas de comédia e eventos no país.

Em 2011, na versão brasileira de Chaves, especial de Natal e Reveillon no SBT, interpretou o protagonista Chaves.

Foi o primeiro humorista a se apresentar fazendo stand up na primeira virada cultural de stand up de São Paulo para 12 mil pessoas.

Em 2014 foi um dos apresentadores do Arena SBT, programa de humor com futebol do SBT no ano da Copa do Mundo de 2014.

Em novembro de 2015, após 12 anos e meio deixa a rádio Transamérica FM sem nenhum alarde.

No cinema[editar | editar código-fonte]

Atuou no filme de comédia Copa de Elite, onde interpretou Dilma Rousseff.

Na internet[editar | editar código-fonte]

Tem o seu Canal de humor no YouTube "Alexandre Porpetone", que já ultrapassou a marca de mais de 78 milhões de visualizações, com vários vídeos viralizados, onde faz sátiras e paródias de acontecimentos do momento e várias imitações de famosos do futebol, da politica e da tv.

Em 2010 protagonizou [5]o Porpetone na Copa pelo Portal Yahoo.

Na televisão paga[editar | editar código-fonte]

Em 2018, foi contratado também pela emissora de TV por assinatura Multishow e está no elenco da 6ª temporada do programa Vai Que Cola como o personagem Bruno Surfistão.

Em 2019, participou do programa do Tom Cavalcante no Multishow Multi Tom, interpretando o personagem Rodrigo Massa (uma paródia de Rodrigo Maia).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas Emissora
2004 Bola na Rede Vários personagens RedeTV!
2006-presente A Praça É Nossa Vários personagens SBT
2010-presente Programa Sílvio Santos Cabrito Tevez Quadro:Jogo dos Pontinhos
2011 30 Anos de Chaves Chaves
2012 Carrossel Cabrito Tevez Participação
2014 Arena SBT Apresentador
2014 Pousada do Ratinho Gigantone Grandone Francavilla Especial do Programa do Ratinho
2018 Vai Que Cola Bruno Surfistão Multishow
2019 Multi Tom Rodrigo Massa
2020 Vai Que Cola Bruno Surfistão Globo

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2014 Copa de Elite Dilma Rousseff

Rádio[editar | editar código-fonte]

Ano Título Emissora
1999-2002 Estádio 97 Energia 97
2003-2015 Galera Gol Rádio Transamérica
Rachando o Bico

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Plataforma
2010 Porpetone na Copa Apresentador e vários personagens Yahoo!
2012-presente Alexandre Porpetone Apresentador e vários personagens YouTube

Stand up comedy[editar | editar código-fonte]

Título
Virada cultural SP
Risadaria
Hillarius Comedy
O Pico Comedy Comedians

Referências

  1. a b Rádio Transamérica. «Rachando o Bico». transanet.com.br. Consultado em 2 de janeiro de 2014. Cópia arquivada em 2 de janeiro de 2014 
  2. a b «Artista: Alexandre Porpetone». Risadaria. Consultado em 2 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2014 
  3. a b Flavio Florido/UOL (20 de novembro de 2012). «Imitações de Alexandre Porpetone divertem José Ferreira Neto durante entrevista ao programa "Papo Reto"». BOL Notícias. Consultado em 2 de janeiro de 2014 
  4. «Lista: Confira os divertidos personagens de Alexandre Porpetone». SBT. 11 de julho de 2011. Consultado em 2 de janeiro de 2014 
  5. «Yahoo! Groups» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]