Alexandre Stuart, duque de Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Alexandre (em inglês: Alexander) Stewart (30 de abril de 151418 de dezembro de 1515) foi o filho mais novo do rei Jaime IV da Escócia e de sua consorte, Margarida Tudor.

Alexandre nasceu no Castelo de Stirling, sete meses depois da morte do pai, na Batalha de Flodden, em setembro de 1513. Sua māe era então regente do país pelo rei menino, Jaime V, que tinha apenas dois anos de vida.

Quase três meses depois do nascimento de Alexandre, Margarida se casou novamente, com Arquibaldo Douglas, 6° conde de Angus, em 4 de agosto. Segundo as disposições do testamento de Jaime IV, a rainha seria regente apenas enquanto permanecesse viúva. O casamento com o conde de Angus fortaleceu seus opositores no Conselho Privado da Escócia e, antes do fim do mês, Margarida foi obrigada a consentir com a nomeação de João Stewart, 2o duque de Albany, como seu sucessor. No mês seguinte, a rainha-viúva teve seus direitos sobre a supervisão dos filhos invalidados pelo Conselho Privado. Margarida e seus aliados então tomaram Jaime e Alexandre para o Castelo de Stirling.

O duque de Albany era um primo de Jaime IV e herdeiro presuntivo da coroa, imediatamente após Alexandre. Seu pai, o 1o duque de Albany, cujo nome também era Alexandre, que se tornara um proscrito no país por agir contra seu irmão, o rei Jaime III, fugiu para a França. Ali, desposou Ana de La Tour d'Auvergne, filha de Bertrando IV, conde de Auvergne, a mãe de João. Na Escócia, muitos o viam como um representante vivo da Antiga Aliança, em contraste com Margarida, oriunda da "inimiga Inglaterra".

João Stewart chegou à Escócia em maio e foi instalado regente em julho de 1515. Sua primeira tarefa foi adqurir a custódia de Jaime e Alexandre, politicamente essenciais para a autoridade da regência. Margarida resistiu, mas se rendeu em agosto, abrindo mão da guarda dos filhos para o duque. Grávida mais uma vez, ela fugiu com o novo esposo para Harbottle, Northumberland, no norte da Inglaterra, em setembro. Ali, em 8 de outubro, ela deu à luz Margarida Douglas.

Alexandre morreu dois meses depois no Castelo de Stirling, com apenas um ano de vida. A notícia de sua morte foi ocultada por um tempo de sua mãe, que se encontrava muito doente. Insinuaram-lhe que João Stewart foi o responsável pela morte do príncipe; Margarida, porém, mesmo em seu estado vulnerável, se recusou a aceitar isso, dizendo que, se ele realmente almejasse o trono, a morte de Jaime seria mais adequada a seus propósitos.

O corpo de Alexandre foi sepultado na Abadia de Cambuskenneth, Stirlingshire. Ao nascer, ele ganhou o título de duque de Ross, outrora de seu tio Jaime. Depois de sua morte, o título foi extinto.

Precedido por
nova criação
Duque de Ross
1514 - 1515
Sucedido por
extinto