Aleyrodidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAleyrodidae
Trialeurodes vaporariorum

Trialeurodes vaporariorum
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Sternorrhyncha
Superfamília: Aleyrodoidea
Família: Aleyrodidae
Subfamílias
Aleurodicinae
Aleyrodinae
Udamoselinae
Bernaeinae (fóssil)

Aleyrodidae (aleirodídeos) é uma família de insetos da ordem Hemiptera, subordem Sternorrhyncha. Mais de 1550 espécies já foram descritas. São fitófagos e normalmente se alimentam da parte inferior das folhas das plantas. Espécies mais conhecidas são a Bemisia argentifolii, popularmente chamada mosca-branca,[1] e o Aleurothrixus floccosus, vulgarmente conhecido como piolho-farinhento ou mosca-branca-dos-citrus.[2] [3] Representam uma importante praga na agricultura.

O seu controle químico é feito de maneira generalizada, embora, na maioria das vezes, de forma irracional.

Existe também a possibilidade de controle biológico da praga, através das várias espécies de predadores naturais. Dentre esses, foram identificadas dezesseis espécies das ordens Hemiptera, Neuroptera, Coleoptera e Diptera; entre os parasitóides, identificaram-se 37 espécies de micro-himenópteros, sendo que os parasitóides dos gêneros Encarsia, Eretmocerinae e Amitus são os mais comumente encontrados; no grupo de fungos entomopatogênicos, várias espécies são citadas, tais como Verticillium lecanii, Aschersonia aleyrodis, Paecilomyces fumosoroseus e Beauveria bassiana. [4]

Referências



Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies