Alf Prøysen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alf Prøysen
Alf Prøysen
Nascimento 23 de julho de 1914
Rudshøgda
Morte 23 de novembro de 1970 (56 anos)
Oslo
Sepultamento Cemitério de Nosso Salvador
Cidadania Noruega
Filho(a)(s) Elin Prøysen
Ocupação escritor, compositor, escritor de literatura infantil, poeta, cantor, artista discográfico(a)
Prêmios
  • Prémio Honorário do Conselho de Artes da Noruega (1970)
Causa da morte câncer

Alf Prøysen (Rudshøgda, Ringsaker, 23 de julho de 1914 - Oslo, 23 de novembro de 1970), foi um escritor e músico norueguês. Prøysen foi uma das mais importantes personalidades da cultura norueguesa na segunda metade do século XX, e fez contribuições significativas para a literatura, música, TV e rádio. A sua infância foi idêntica a muitos dos membros da classe dos "Husmann", os sem-terra, a classe mais baixa da Noruega rural. Isso se reflete em suas canções e contos, onde ele dá uma imagem realista e dura das relações de classe e da vida quotidiana/cotidiana na Noruega rural.

Apesar de ser uma espécie de outsider, Prøysen fez contribuições significativas para diversos campos artísticos: programas de rádio para crianças, contos, teatro e música. Seu único romance "Trost i taklampa" foi um grande sucesso tanto como um livro e como um jogo, descrevendo a urbanização dos anos 1950 na Noruega, eo efeito que teve sobre a vida rural.

O seu trabalho inclui as histórias sobre a Sra. Pepperpot, uma senhora pequena, que nunca sabe quando ela vai encolher ao tamanho de uma colher de chá. No original em norueguês, ela é conhecida como " Teskjekjerringa", ("A senhora colher de chá"). Como o filho mais novo de quatro outros. Prøysen estava muito perto de sua mãe, Julie. Casou-se com Else Storhaug em 1948 e juntos tiveram dois filhos, uma filha, Elin Julie e um filho, Alf Ketil. Alf Prøysen morreu vítima de cancro/câncer em 23 de novembro de 1970, com 56 anos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.