Alfa de Cronbach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O coeficiente alfa de Cronbach[1] foi apresentado por Lee J. Cronbach, em 1951, como uma forma de estimar a confiabilidade de um questionário aplicado em uma pesquisa.

Ele mede a correlação entre respostas em um questionário através da análise das respostas dadas pelos respondentes, apresentando uma correlação média entre as perguntas. O coeficiente α é calculado a partir da variância dos itens individuais e da variância da soma dos itens de cada avaliador de todos os itens de um questionário que utilizem a mesma escala de medição.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

[HORA, MONTEIRO E ARICA, 2010 - Henrique Rego Monteiro da Hora e Gina Torres Rego Monteiro e Jose Arica, Confiabilidade em Questionários para Qualidade: Um Estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach, Produto & Produção, vol. 11, n. 2, p. 85 - 103, jun. 2010, http://seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/article/viewFile/9321/8252]

MONTEIRO, G. T. R.; HORA, H. R. M. Pesquisa em saúde pública: como desenvolver e validar instrumentos de coleta de dados. Curitiba: Appris, 2014.

Referências

  1. "HORA, MONTEIRO E ARICA". "Um Estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach". [S.l.]: "Produto & Produção", "2010". "85-103" p.
Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.