Alfabeto tebano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alfabeto tebano
Falado em:
Região:
Total de falantes:
Família: Alfabeto latino
 Alfabeto tebano
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---

O Alfabeto tebano é um sistema de escrita de origem desconhecida que foi publicado pela primeira vez na obra 'Polygraphia' (1518) de Johannes Trithemius, na qual se atribuía sua criação a Honorius de Tebas (mago, personagem mística da Idade Média). Um estudante de Trithemius, Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (1486–1535) a atribuiu, porém a Pietro d'Abano (1250–1316).[1] Também é chamado de Alfabeto Honoriano ou Runas de Honorius em função do legendário mago (o Tebano, porém, não se trata de Runas), ou ainda Alfabeto das Feiticeiras, por causa de seu uso na moderna Wicca e em outras formas de bruxarias. É uma das muitas cifras de substituição para escrever textos de magia, tais como o Livro das Sombras de olhos não iniciados. Esta escrita apresenta poucas semelhanças com outros alfabetos, não tendo havido publicações anteriores à Trithemius.

Há uma correspondência biunívoca entre o Alfabeto Tebano e Latino antigo. As letras modernas J, U e W não existem, sendo substituída hoje em dia pelos caracteres Tebanos para I, V e VV. Só existem letras na forma de maiúsculas, o que confirma a origem Latina dessas cifras, como no caso de vários alfabetos descritos por Trithemius e Agrippa, cujas bases eram o alfabeto latino ou o hebraico. O nome do alfabeto indicaria um hipotética origem em Tebas (Grécia)

Alfabeto[editar | editar código-fonte]

O alfabeto Tebano lembra um pouco alguns grupos de caracteres do alfabeto georgiano.

Theban glyph A.svg Theban glyph B.svg Theban glyph C.svg Theban glyph D.svg Theban glyph E.svg Theban glyph F.svg
A B C D E F
Theban glyph G.svg Theban glyph H.svg Theban glyph I.svg Theban glyph K.svg Theban glyph L.svg Theban glyph M.svg
G H I / J K L M
Theban glyph N.svg Theban glyph O.svg Theban glyph P.svg Theban glyph Q.svg Theban glyph R.svg Theban glyph S.svg
N O P Q R S
Theban glyph T.svg Theban glyph U.svg Theban glyph X.svg Theban glyph Y.svg Theban glyph Z.svg Theban glyph end-of-sentence.svg
T U / V / W X Y Z Fim de
frase

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. ”Heinrich Cornelius Agrippa” (1531). Três livros de filsofia oculta.

Referências externas[editar | editar código-fonte]