Alfeneiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAlfeneiro
Ramos e flores da Ligustrum vulgare

Ramos e flores da Ligustrum vulgare
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiosperma
Classe: Dicotyledoneae
Subclasse: Sympetalae (Gamopetalae)
Ordem: Oleales
Família: Oleaceae
Género: Ligustrum
Espécie: L. vulgare
Nome binomial
Ligustrum x vulgare
Carolus Linnaeus (L.) - 1758

Alfeneiro, alfenheiro ou alfena (Ligustrum vulgare, Linæus), do árabe al-henna, é um arbusto de 1 a 3 metros, com ramos flexíveis, folhas opostas e inteiras, flores brancas e cheirosas, e fruto baciliforme constituído por uma baga pequena, negro-azulada e amarga.

Muito abundante na cidade de Alfena, no Distrito do Porto, Portugal.

Esta planta se emprega nos jardins para o mesmo efeito que o buxo. As suas bagas substituíam as de sabugueiro na fabricação do vinho, para lhe dar cor. É nativo da Europa, onde cresce em matas; principalmente do Norte ao Sul de Portugal, onde surge espontâneo em sebes e bosques; cultivado como planta ornamental; até a 800 metros.

Segundo Aylthon Brandão Joly (1924-1975), que foi doutor em Ciências, Livre Docente em Botânica, professor associado do departamento de Botânica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Brasil, o Ligustrum é uma planta da Divisão Angiospermæ, da Classe Dicotyledoneæ, da Subclasse Sympetalæ (Gamopetalæ), da Ordem Oleales, da Família Oleaceæ.

O gênero Ligustrum foi introduzido na Europa, vindo da Ásia, como árvore ornamental, servindo como porta-enxerto (cavalo) para a oliveira, Olea, tradicional símbolo da paz e que produz a conhecida azeitona, fruto drupa rico em óleo. Celso do Lago Paiva, renomado engenheiro agrônomo (Escola Superior de Agronomia Luís de Queirós - Universidade de São Paulo), historiador e genealogista, que, estudando esta planta e a origem do vocábulo Alfena, assegura que no Brasil não existem exemplares de Alfeneiro, ou Alfenheiro, Ligustrum vulgare,que fora descrito por Lineu, mas sim outras espécies do gênero Ligustrum e exemplares de Colletotrichum ligustri.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Alfeneiro
Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.