Alfeu (Bíblia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Alfeu é uma personagem bíblico do Novo Testamento citado como o pai do apóstolo Tiago, filho de Alfeu e, provavelmente, de Judas Tadeu e de Mateus, chamado Levi, filho de Alfeu.

Relato bíblico[editar | editar código-fonte]

Segundo o Evangelho segundo Mateus, Mateus era um dos apóstolos (listado em Mateus 10:3). Em Marcos, no episódio conhecido como Chamado de Mateus, lê-se: «E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu» (Marcos 2:14), o que nos permite inferir que "Mateus, o publicano" seria o mesmo Levi, filho de Alfeu.

Todavia, é possível que existissem dois homens chamados Alfeu, pois não há nenhuma passagem bíblica que confirme ter sido Mateus irmão de Tiago. Tanto em Mateus 10:3, quanto na lista de apóstolos dos demais evangelhos, Alfeu é mencionado somente como sendo o pai de Tiago, sem nenhuma indicação de algum parentesco com Mateus: «E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote» (Marcos 3:18) e «Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote» (Lucas 6:15). O mesmo acontece nos Atos dos Apóstolos: «E entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.» (Atos 1:13)

Nesta última citação, em Atos, Judas Tadeu é identificado como "irmão de Tiago", o que induz ter sido Alfeu também pai deste outro apóstolo de Jesus.