Alfonso Herrera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alfonso Herrera
Herrera em 2006.
Nome completo Alfonso Herrera Rodríguez
Outros nomes Poncho Herrera
Nascimento 28 de Agosto de 1983 (30 anos)
Cidade do México, Distrito Federal
 México
Ocupação 2002–atualmente
Atividade Ator, cantor, produtor, apresentador, compositor
Outros prêmios
[Site Oficial Página oficial]

Alfonso Herrera Rodríguez (Cidade do México, 28 de agosto de 1983) ou "Poncho" Herrera[nota 1] , é um ator, cantor e produtor mexicano.

Sua estréia na televisão aconteceu em 2002, na novela Clase 406, dois anos depois foi chamado para protagonizar Rebelde, considerada uma das maiores telenovelas juvenis. Em 2007 atuou na série RBD: La Familia e no ano seguinte em Terminales. Em 2009 protagonizou a novela Camaleones, que foi exibida no SBT e em 2010 as séries Tiempo Final e Mujeres Asesinas. Em 2011 participou das séries El Encanto del Águila, El Equipo e El Diez, sendo as duas últimas como protagonista.

Seu primeiro trabalho no cinema foi em 2002 no filme Amar Te Duele no qual ganhou o prêmio de Melhor Vilão no MTV Movie Awards México. Em 2008 protagonizou a comédia romantica Volverte A Ver, no ano seguindo atuou no filme venezuelano Venezzia, que veio a ganhar o prêmio de Melhor Ator no Canadá Film Festival e nos Prêmios Juventud. Em 2011 deu vida a Guillermo no filme Asi Es La Suerte. Atualmente grava o filme Espectro, que será lançado em 2013.

Além de ator, Poncho também é cantor, seu primeiro contato com a música foi na novela Clase 406, no qual cantou algumas músicas para a trilha sonora da mesma. Mas sua carreira de cantor só decolou em 2004 quando integrou o grupo mexicano RBD, que surgiu dentro da novela mexicana Rebelde. Lançaram os álbuns Rebelde, Nuestro Amor, Celestial, Rebels, Empezar Desde Cero (neste disco teve seu primeiro solo, Si No Estás Aqui), e o último álbum Para Olvidarte de Mí, vendendo mais de 50 milhões de discos mundialmente. Em 2009 o grupo se separou e Poncho voltou a se dedicar exclusivamente a atuação.

Biografia e Carreira[editar | editar código-fonte]

20022008: Inicio de Carreira, RBD e Volverte A Ver[editar | editar código-fonte]

Poncho viveu sua infância dividido entre Guadalajara e o Distrito Federal, onde passava as férias.

Quando criança, época em que se mostrava muito aplicado na escola, não aspirava converter-se em um dos melhores atores do México pois seu desejo era se tornar piloto de avião. Nessa época pensava em se matricular em um escola de aviação em San Antonio mas a vida lhe deu uma volta de 180º.

Poncho durante um show do RBD na Tour Generación.

Participar com seus colegas de escola em um grupo de teatro experimental foi o que lhe abriu as portas para seu primeiro filme Amar Te Duele onde o jovem ator ainda via a atuação como uma atividade extra em sua vida. Ao terminar de gravar o filme, Pedro Damián, um famoso produtor mexicano lhe ofereceu um papel em sua nova novela juvenil Clase 406 dando vida ao mulherengo Juan David. Contudo seguiu pensando em estudar aviação. Por outro lado, e por causa do ritmo de gravação e a finalização do ensino médio, Poncho descreve essa época como a mais estressante de sua vida, mas também como a que mais satisfação pessoal lhe trouxe até o momento.

Quando o mesmo produtor, Pedro Damian, lhe oferece o papel protagonista da novela juvenil Rebelde dando vida ao personagem Miguel Arango, concluiu que a atuação é o seu meio de vida. O grande sucesso da novela e da banda que se formou graças ao RBD, fazem com que Poncho e seus companheiros de grupo, Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann começassem a ser reconhecidos mundialmente. O mexicano afirma que se sentiu dentro de uma bolha junto com seus companheiros, e que até começassem a primeira turnê internacional na Colômbia não entendia a grandeza das coisas que estavam acontecendo. Namorava a atriz e cantora Dulce María, mas por razões desconhecidas os dois se separaram em 2005, depois de quase 3 anos de relacionamento. Porém, até hoje rolam boates e dúvidas a respeito o que levou o casal a se separar e se ainda há algo entre os dois. Em 2010 Dulce lançou "Llévame", música composta por ela e que, supostamente, fala sobre a relação que mantiveram.

Em janeiro de 2008 voltou ao cinema para protagonizar uma comédia romântica chamada Volverte A Ver.[1] No filme, Poncho deu vida a Pablo, um estilista carismático brilhante que se apaixona duas vezes pela mesma mulher, sem saber. A locutora de radio Mandala e a repórter Sofía, as duas vividas por Ximena Herrera.[2] [3] Por sua atuação, Poncho ganhou uma indicação ao prêmio Diosas de Plata, um importante prêmio do cinema latino. Em março do mesmo ano se integrou ao elenco da peça The Pillowman na pele de um personagem muito desafiador: Michal. Esse personagem foi agredido quando criança pelos pais, tem problemas mentais e está preso com o seu irmão, ambos são suspeitos de uma série de assassinatos brutais cometidos na região. Sua atuação foi brilhante e teve boas criticas com a peça, não deixando seu personagem cair num clichê.[4] Depois do sucesso alcançado com o grupo RBD e dos mais 50 milhões de álbuns vendidos, a gravação da série RBD: La Familia e turnês ao redor do mundo, a banda (após quatro anos de união) decidiu se separar.[5] É a partir desse momento que a carreira de Poncho toma um direção muito clara: atuação.

Poncho durante a coletiva de imprensa do filme Volverte A Ver em 2008.

Em setembro de 2008 protagoniza junto a Ana Claudia Talancon, a primeira temporada de Terminales dando vida a Leonardo Carral, um doente terminal que possuia meduloblastoma e que por sua situação começou a viver cada dia intensamente.[6] [7] [8]

20092011: Mujeres Asesinas, Camaleones e El Diez[editar | editar código-fonte]

Em 2009 trabalhou nas séries Tiempo Final 3, no episódio "El Billete" como Arturo,[9] um presidiario fugitivo e também em um capítulo de Mujeres Asesinas 2 onde viveu um delinqüente que aliciava mulheres para trabalhos sexuais forçados no episódio "Soledad Cautiva". E a personagem de Soledad foi interpretada por sua ex-companheira de Rebelde, Angelique Boyer.[10] A série foi exibida pela emissora brasileira CNT. Ainda em 2009, Poncho voltou as novelas com Camaleones, trama de Rosy Ocampo, onde dividiu cenas com Belinda Peregrín e deu vida ao protagonista Sebastián Jaramillo.[11] [12] A novela foi exibida no Brasil pelo SBT de 25 de outubro de 2010 a 25 de março de 2011 em 108 capítulos e no México em 135.[13] O ator também emprestou sua voz a um desenho animado chamado Igor.

Em setembro do mesmo ano estreou o filme venezuelano Venezzia, o qual protagonizou junto a Ruddy Rodriguez. O filme ganhou muitos prêmios, incluindo de "Melhor Ator" para Poncho no Canada International Film Festival 2010 e nos Prêmios Juventud 2010.

Em 2010 iniciou as gravações do filme Asi Es La Suerte dirigido por Juan Carlos de Llaca, ao mesmo tempo debutou como apresentador do "AXN Film Festival".

Em novembro do mesmo ano voltou ao teatro com a peça Rain Man junto a Plutarco Haza e Paola Nunez entre outros atores. Poncho foi reporter especial da revista Quien na Copa do Mundo em 2010. Ele conheceu pontos turisticos da Africa do Sul e acompanhou os jogos de lugares que são ponto de encontro de festa e comemoração dos latinos na Africa do Sul, além de ir a alguns jogos nos principais estádios. Há pouco tempo terminou a série El Equipo, série policial produzida por Pedro Torres, a qual protagonizou juntamente com Zuria Vega.[14]

O filme "Asi Es La Suerte" teve sua estreia no dia 19 de Agosto de 2011.[15] Poncho é um dos protagonistas e seu personagem se chama Guillermo.

Em 01 de setembro estreou a série El Diez dando vida ao jogador de futebol Salvador Espinoza.[16] Em novembro estreou a série El Encanto del Águila, onde interpretou Aquiles Serdán.[17]

Em 02 de novembro, Poncho veio ao Brasil pela primeira vez depois do fim do grupo RBD, para ser jurado da 8ª edição do Amazonas Film Festival em Manaus.[18] No final do mesmo mês, retornou ao Brasil para uma série de encontros com os fãs, onde ele teve a oportunidade de falar sobre o grupo, seus projetos atuais e futuros. A turnê passou por Fortaleza, Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.[19] [20]

2012—presente: Espectro, Obediencia Perfecta e 'Sense8[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012 iniciou a peça teatral Nadando Con Tiburones sendo encerrada com grande sucesso em junho. O filme Espectro, onde é protagonista, juntamente com a atriz espanhola Paz Vega, foi lançado nos cinemas em novembro de 2013.

Em janeiro de 2014 foi jurado do programa SuperCerebros do canal Nat Geo. Em maio do mesmo ano foi lançado o filme Obediencia Perfecta, onde Poncho faz um participação especial.

Alfonso Herrera é nome certo na produção da série americana Sense8, projeto dos irmãos Andy e Lana Wachowski (criadores do filme Matrix) para o canal Netflix. A trama gira em torno de oito pessoas, espalhadas pelo mundo, que possuem o dom da telepatia. Poncho estaria cotado para viver um galã de novela mexicana, que é gay e não assume sua opção sexual. A trama terá ao todo dez episódios. A série está prevista para estrear no segundo semestre de 2014.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Como ator[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Titulo Personagem Nota¹ Nota²
2002-2003 Clase 406 Juan David Rodriguez Pineda Protagonista Telenovela
2004-2006 Rebelde Miguel Arango Cervera
2007
RBD: La Familia Poncho Série
2008
Terminales Leonardo Carral
2009
Tiempo Final Arturo 3ª temporada, Ep. El Billete
Mujeres Asesinas Esteban 2ª temporada, Ep. Soledad, cautiva
2009-2010 Camaleones Sebastian Jaramillo Protagonista Telenovela
2011
El Equipo Fermín Série
El Encanto del Águila Aquiles Serdán 1ª Temporada, Ep. Los Mártires de Puebla
El Diez Salvador Espinoza Protagonista
2014
Sense8 - Antagonista
Cinema
Ano Titulo Personagem Notas
2002 Amar Te Duele Francisco Antagonista
2008 Volverte A Ver Pablo Protagonista
Igor Igor Voz
2009 Venezzia Frank Moore Protagonista
2011 Asi Es La Suerte Guillermo
2012 El Lorax Ted Wiggins
2013 Espectro Mario
2014 Obediencia Perfecta Sacramento Santos Participação
Teatro
Ano Titulo Personagem
2008 The Pillowman Michal
2010 Rain Man Charlie Babbitt
2012 Nadando con Tiburones Gus

Como produtor[editar | editar código-fonte]

Séries
Ano Titulo
2012 Yo También Soy Marilyn

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios e nomeações
Ano Premiação Categoria Indicação Resultado
2003 MTV Movie Awards México Villano Favorito
Amar te Duele
Venceu
2005 Premios Juventud Tórrido Romance
Dulce María & Alfonso Herrera
Venceu
2006 Premios Juventud El de Mejor Estilo
Alfonso Herrera
Indicado
Premios Juventud Esta Buenísimo
Rebelde
Venceu
Prêmio TVyNovelas Melhor Ator Juvenil Indicado
2007 Premios Juventud El de Mejor Estilo
Alfonso Herrera
Indicado
Premios Juventud Esta Buenísimo Venceu
2008 Premios Juventud El de Mejor Estilo Indicado
Diosas de Plata Revelación Masculina Indicado
Premios Juventud Esta Buenísimo
Volverte A Ver
Indicado
2010 Premios Juventud Que Actorazo!
Venezzia
Venceu
Canada International Film Festival Mejor Actor Venceu
Kids Choice Awards México Actor Favorito
Camaleones
Indicado
2011 Premios Juventud Esta Buenísimo Indicado
2012 Kids Choice Awards Melhor Artista Latino
Alfonso Herrera
Indicado
Kids Choice Awards México Voz Favorita en una Película
El Lorax
Indicado
  • 2005-2006: Poncho foi eleito durante dois anos consecutivos como o homem mais desejado e mais sexy do México pela Revista Quien.
  • 2009: A revista People En Español nomeou Poncho como um de "Os 25 homens mais bonitos".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os pais se chamam Alfonso e Ruth.
  • Tem 2 irmãos. Um bem mais velho por parte de pai chamado Alejandro e um 3 anos mais novo por parte de mãe chamado Oscar.
  • Viveu a infância em Guadalajara com a mãe e o irmão.
  • Nasceu com 6 meses e meio.
  • Gosta muito de futebol e é torcedor do Pumas.
  • Possui 2 tatuagens na perna direita: Na parte externa tem um farol e na parte interna tem uma carpa subindo uma cachoeira, que significa "metas a cumprir".
  • A tatuagem de um farol na perna é em homenagem a melhor amiga Virgínia que morreu em 2007. O que ele sente em relação a morte dela é a sua confissão no especial Confesiones en Concierto.
  • Tem cabelos castanhos e olhos castanhos esverdeados.
  • Possui uma semelhança notável com o ator Antonio Banderas, principalmente se comparado ao ator na sua juventude.
  • Escreveu a letra de Si No Estás Aquí, seu solo no CD Empezar Desde Cero (2007) do RBD.
  • A música "Más Tuya Que Mía", presente no CD "Para Olvidarte de Mí" do RBD, é de autoria de Dulce María e inspirada em sua relação com Alfonso.
  • No Brasil torce pelo Flamengo e possui varias camisas do time.
  • Além de Ator, cantor e outras coisas mais, Poncho agora é maratonista.
  • Tem uma cadela muito carinhosa chamada Tulia.

Notas

  1. Seu apelido é Poncho porque "Poncho" é o apelido de todo "Alfonso", assim como no Brasil o apelido de todo "Francisco" é "Chico". Poncho se pronuncia Pontcho.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Alfonso Herrera
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alfonso Herrera