Alfonso Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alfonso Ribeiro
Alfonso Ribeiro em 2011.
Nome completo Alfonso Lincoln Ribeiro
Nascimento 21 de setembro de 1971 (42 anos)
Nova Iorque, NY
 Estados Unidos
Ocupação Ator, Diretor, Dançarino, Apresentador, Comediante
Cônjuge Robin Stapler (2002-2006)
Angela Unkrich (2012-presente)
IMDb: (inglês)

Alfonso Lincoln Ribeiro (Nova Iorque, 21 de Setembro de 1971), é um ator, diretor, dançarino, apresentador e comediante estadunidense, famoso por seu papel como "Carlton Banks" na série de TV "The Fresh Prince of Bel-Air" e por ter participado de um clássico comercial da marca de refrigerantes Pepsi, onde contracenou com o rei do pop Michael Jackson.

Biografia[editar | editar código-fonte]

1971-1979[editar | editar código-fonte]

Alfonso nasceu em Nova Iorque, e sua família teve origem em Trinidad & Tobago.

Existia o boato de que Alfonso era de ascendência Dominicana, mas o próprio ator declarou, numa entrevista, que este boato era falso. Segundo o próprio Alfonso, nem ele, nem sua família, vêm de origens ligadas a República Dominicana, mas sim de Trinidad & Tobago.

Alfonso Ribeiro é neto do falecido cantor Roaring Lion (Rafael de Leon - 22 de fevereiro de 1908, Trinidad & Tobago - 11 de julho de 1999, Trinidad & Tobago), que era considerado um dos maiores cantores do estilo Calypsonians (Calipsoniano - em português - que é um rítmio popular de Trinidad & Tobago).

1979-1984[editar | editar código-fonte]

Alfonso Ribeiro começou sua carreira atuando no drama "Oye Willie", quando tinha oito anos de idade. Até os dez anos, ele já havia participado de musicais como: "Baby Dance", "Not Too Young", & "Sneak Away with Me".

Sua primeira chance de chegar ao estrelato veio em 1983, quando atuou no musical da Broadway "The Tap Dance Kid", onde acabou recebendo elogios por seu desempenho.

1984-1990[editar | editar código-fonte]

Em 1984, Alfonso Ribeiro gravou um comercial de televisão com o astro pop Michael Jackson. Nesse comercial, Alfonso apareceu como bailarino. Quando o comercial foi ao ar, correu um falso rumor de que um dos garotos do comercial, no caso o próprio Alfonso Ribeiro, havia morrido quando gravava o mesmo. Segundo esse falso rumor, a morte do garoto deu-se na execução de um dos movimentos ensaiados, quando o menino quebrou o pescoço fazendo-o. O fato foi desmentido mais tarde.

Ainda em 1984, Alfonso Ribeiro interpretou "Alfonso Spears" na série americana "Silver Spoons". Ele também cantou em um comercial da norte-americana "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias".

Em 1985, promoveu seu pacote de instrução de dança, chamado "Breakin and Poppin", que era vendido na televisão americana.

1990-1996[editar | editar código-fonte]

Em 1990, estréia nos EUA a série "The Fresh Prince of Bel-Air", lançada no Brasil como "Um Maluco no Pedaço", e, em Portugal como "O príncipe de Bel-Air". Nesse sitcom, Alfonso Ribeiro interpreta o personagem mauricinho "Carlton Banks", que é, na série, primo do irreverente "Will Smith", personagem interpretado pelo próprio Will Smith. O enorme sucesso da série, também foi refletido em seus atores e personagens, já que "Carlton Banks" tornou-se o mais conhecido papel interpretado por Alfonso Ribeiro. Em 1995, além de atuar, dirigiu o episódio "I, Ooh, Baby, Baby", da série "The Fresh Prince of Bel-Air".

Alfonso Ribeiro interpretrou "Carlton Banks" de 1990 até 1996, quando o programa "The Fresh Prince of Bel-Air" foi encerrado.

Nos anos de 1994 e 1995, Alfonso ainda participou e venceu a "Toyota Pro/Celebrity Race", que é, nos EUA, uma famosa corrida envolvendo astros e estrelas da TV, Cinema, Teatro, entre outros.

Em 1995 fez uma ponta no programa "In the House", onde apareçeu com seu personagem Carlton Banks no episódio "Dog Catchers", de 18 de setembro de 1995. Essa foi a única vez que Alfonso interpretou Carlton Banks fora do programa The Fresh Prince of Bel-Air.

1996-1999[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Alfonso entrou definitivamente para série de Tv "In the House", que era estrelada por LL Cool J. Alfonso passou a interpretar o "Dr. Maxwell Stanton". Entre 1997 e 1998, Alfonso ainda dirigiu alguns episódios da série, sem deixar de atuar. Em 1999, Alfonso voltou apenas a atuar no seriado, largando o posto de diretor. Ele ficaria na série até o final deste mesmo ano de 1999.

Em 1997, ele fez a voz de "Roland Jackson" em "Extreme Ghostbusters", lançado no Brasil como "Os Novos Caça-Fantasmas".

Em 1999, Alfonso apareceu em um dos vídeos-clipe do Single "Wild Wild West", que era a trilha sonora do filme "Wild Wild West", do mesmo ano, lançado no Brasil como "As Loucas Aventuras de James West", e em Portugal como "Wild Wild West".

2000-2006[editar | editar código-fonte]

Alfonso Ribeiro casou-se em 2002 com a atriz Robin Stapler. Eles se conheceram em 1999, quando Alfonso ainda participava do seriado "In the House".

Em 2003, Alfonso apareceu num comercial do McDonald's. No mesmo ano de 2003, nasceu Sienna, única filha de Alfonso Ribeiro com sua esposa Robin Stapler.

Em 2004 começou a dirigir o seriado "All of Us", lançado no Brasil como "Elas e Eu".

Em 9 de Agosto de 2006, Alfonso Ribeiro e Robin Stapler se divorciam. O Divórcio foi pedido ao Tribunal Superior de Los Angeles, e o casal alegou "diferenças irreconciliáveis" como motivo da separação.

Em agosto de 2006, Alfonso Ribeiro foi um dos participantes do reality show "Celebrity Duets", da Fox. Durante o programa, Alfonso prometeu fazer a "Carlton Dance", caso vencesse o programa. Ele manteve a sua promessa, quando se tornou um dos três finalistas. Em 29 de setembro de 2006, Alfonso Ribeiro foi anunciado como o vencedor do show, que teve Lucy Lawless e Hal Sparks acabado em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Com a vitória de Alfonso Ribeiro, a instituição de caridade "Fresh Start", que prevê a cirurgia plástica para crianças com defeitos congênitos, recebeu a quantia de US$ 100.000 dólares. A indicação da instituição "Fresh Start" foi feita pelo próprio Alfonso.

Ribeiro também participou do "Mario Lemieux Celebrity Invitational", que visava recursos para a investigação e tratamento do câncer.

Ainda em 2006, Alfonso dirigiu alguns episódios dos seriados americanos "Cuts", "Eve" e "One on One" (sendo que este último, Alfonso também dirigiu episódios em 2005).

2007[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Alfonso apareceu no Single "Glamorous", da cantora Fergie.

No mesmo ano de 2007, Alfonso escreveu um dos episódios da série "All of Us", lançado no Brasil como "Elas e Eu". Ainda em 2007, deixou de dirigir o seriado, ao qual ocupava o cargo de diretor desde 2004.

Em 2008, Alfonso fez aparições, que foram ao ar só nos EUA, no canal Nick At Nite, oferecendo aconselhamento romântico durante os intervalos. Ele também foi ao "Last Comic", programa de humor do canal norte-americano NBC, num episódio de 29 de maio de 2008. Mais recentemente, Alfonso foi um dos destaques a bordo do navio M/V Disney Magic, que faz uma viagem chamada "Disney Cruise Line", através do Canal do Panamá.

Em outubro de 2012, Alfonso se casou com a escritora Angela Unkrich, de que quem estava noivo desde julho.

Alfonso Ribeiro atualmente mora com sua atual esposa em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Prêmios de Alfonso Ribeiro[editar | editar código-fonte]

ANO PREMIAÇÃO CATEGORIA TRABALHO (Série) RESULTADO
1985 Young Artist Awards Best Young Actor in a Television Comedy Séries
Melhor comediante jovem em uma série de televisão
Silver Spoons Indicação
1986 Young Artist Awards Best Young Actor in a Television Comedy Séries
Melhor comediante jovem em uma série de televisão
Silver Spoons Indicação
1987 Young Artist Awards Exceptional Performance by a Young Actor Starring in a Television Comedy or Drama Séries
Excepcional performance de um jovem ator em uma série de Comédia ou Drama na televisão
Silver Spoons Indicação
1994 (1) Toyota Pro/Celebrity Race Não houve categoria Não houve VENCEDOR
1995 (1) Toyota Pro/Celebrity Race Não houve categoria Não houve VENCEDOR
1996 NCLR Bravo Award Outstanding Television Séries Actor in a Crossover Role The Fresh Prince of Bel-Air Indicação
1996 Image Award Outstanding Supporting Actor in a Comedy Séries
Melhor ator coadjuvante em uma série de comédia
The Fresh Prince of Bel-Air VENCEDOR
1998 Image Award Outstanding Supporting Actor in a Comedy Séries
Melhor ator coadjuvante em uma série de comédia
In the House (1995) VENCEDOR
1999 Image Award Outstanding Supporting Actor in a Comedy Séries
Melhor ator coadjuvante em uma série de comédia
In the House (1995) Indicado
2005 (2) BET Comedy Award Outstanding Directing for a Comedy Séries
Melhor diretor de uma Série de Comédia
All of Us (2003) Indicado
2006 (3) Celebrity Duets (Fox) Não houve categoria Não houve VENCEDOR

Notas[editar | editar código-fonte]

  • 1: A "Toyota Pro/Celebrity Race" é uma corrida organizada desde 1977 nos EUA, e que envolve celebridades de Hollywood e Pilotos profissionais. A corrida acontece de verdade, mas as celebridades ganham um treinamento antes de competir.
  • 2: Em 2005 Alfonso Ribeiro foi Indicado ao prêmio "BET Comedy Award", na categoria de "Melhor diretor de uma Série de Comédia", ao lado de Debbie Allen, com quem dividia a direção da série "All of Us".
  • 3: O "Celebrity Duets" foi um reality show realizado pela Fox, que envolveu celebridades e cantores famosos. Alfonso Ribeiro venceu a final do programa, disputada em 29 de setembro de 2006, batendo a atriz e cantora Lucy Lawless, que ficou em segundo lugar.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

ANO TÍTULO ORIGINAL PERSONAGEM
1993 Infested Darrel 'Panic' Lumley
2005 Love Wrecked Brent Hernandez

Trabalhos na TV[editar | editar código-fonte]

Em negrito estão os principais trabalhos.

ANO TÍTULO ORIGINAL PERSONAGEM EPISÓDIOS (QUANTIDADE)
1980 Oye Willie Não identificado Todos
1984-1987 Silver Spoons Alfonso Spears 72 Episódios
1986 Magnun P.I. Kenny 3 Episódios
1987 Mighty Pawns Frank Todos
1988 Christmas Rocky Todos
1988 CBS Schoolbreak Special Buddy 1 Episódio
1989 Out on the Edge Jesse Todos
1990 A Different World Zach Duncan 1 Episódio
1990-1996 The Fresh Prince of Bel-Air Carlton Banks Todos
1994 Bill Nye, the Science Guy Não indicado 1 Episódio
1995 Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child Rei Midas 1 Episódio
1995-1999 In the House Carlton Banks (único episódio em 1995)
Dr. Maxwell Stanton (de 1996 a 1999)
51 Episódios
1996 Kidz in the World Não indicado 1 Episódio
1996-1997 Spider-Man Randy Robertson (Voz)
e o jovem Joseph 'Robbie' Robertson (Voz)
2 Episódios
1997 Extreme Ghostbusters Roland Jackson (Voz) 2 Episódios
2002 One on One Lenny 1 Episódio
2002 The Brothers Garcia Mr. Sweets 2 Episódios
2002 The Rerun Show Dwayne 1 Episódio
2003 Cedric the Entertainer Presents Não indicado 1 Episódio
2004 Seek & Hide Dr. Grone 1 Episódio
2011 Big Time Rush Big Time Rush Bel-Air 1 Episódio

Outros Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Em negrito estão os principais trabalhos.

ANO TÍTULO ORIGINAL DETALHE FUNÇÃO CATEGORIA EPISÓDIOS
1983 Tap Dance Kid Musical da Broadway Ator Teatro Todos
1984 "Michael Jackson Pepsi Commercial" Pepsi Bailarino Comercial TV -
1984 "Who Broke My Window?" Church Of Jesus Christ Of Latter Day Saints Cantor Comercial TV -
1995 The Fresh Prince of Bel-Air - Diretor e Ator (no mesmo episódio) Série TV 1 Episódio
1997-1998 In the House - Diretor e Ator (nos mesmos episódios) Série TV 4 Episódios
1999 Wild Wild West Single do filme Wild Wild West Extras Casting: music video Videoclipe -
2002 Golden Boy - Ator Teatro Todos
2003 "McGriddle Sandwich" McDonalds Ator Comercial TV -
2004-2007 All of Us - Diretor Série TV 26 Episódios
2005-2006 One on One - Diretor Série TV 6 Episódios
2006 Eve - Diretor Série TV 1 Episódio
2006 Cuts - Diretor Série TV 1 Episódio
2007 All of Us - Escritor Série TV 1 Episódio
2007 Glamours Single da cantora Fergie Extras Casting: music video Videoclipe -

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.